A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) vai realizar uma grande ação em prol da proteção de crianças e adolescentes da cidade. O Carnatal, um dos maiores carnavais fora de época do país, que será realizado na cidade a partir desta quinta-feira (1º) até domingo (4), recebe mais uma vez a “Ação Carnatal” – que neste ano tem como tema: “Caravana da proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes: entre nesse bloco!”.

“Vamos substituir os riscos e vulnerabilidades pela proteção e garantia de direitos, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente. Vamos retirar crianças e adolescentes de situação de risco social, como o trabalho infantil, o contato e envolvimento com drogas, situação de abuso e exploração sexual, condição de risco em decorrência da própria conduta ou por negligência dos pais, crianças que estejam desacompanhadas dos pais ou responsáveis, dentre outras situações de vulnerabilidade durante a festa”, esclarece Alcedo Borges, secretário da Semtas.

A ação será por meio de atendimento psicossocial, de lazer, alimentação e encaminhamentos para Serviços, Ações, Programas e Projetos da Rede Socioassistencial de Proteção durante os dias em que a cidade celebra o evento. Uma equipe multiprofissional (assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais) irá realizar abordagens sociais, seguida de acolhimento provisório em um ponto de apoio estratégico e posterior encaminhamento para programas socioassistenciais.

O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (CERCA) será instalado no Ginásio Poliesportivo do 7º Batalhão de Engenharia e Combate (BECMB), na rua Djalma Maranhão, 641, Nova Descoberta, dado a amplitude do local, bem como a proximidade em relação ao evento. “O Centro será um espaço de acolhimento receptivo, divertido e aconchegante. Haverá brinquedos, jogos, parque de diversões, alimentação de qualidade, espaço multimídia, material de higiene e será composto por uma equipe de profissionais de arte, esporte, lazer e recreação”, especifica o secretário.

Serão parceiras da ação outras secretarias do município como a de Esporte e Lazer e Copa do Mundo da Fifa (Secopa), Companhia de Serviços urbanos de Natal (Urbana), Secretaria Municipal de Saúde e Guarda Municipal, além da Vara da Infância e da Juventude, o Ministério Público, os Conselhos Tutelares de todas as Regiões Administrativa da capital potiguar, Polícia Militar, entre outros.

A Ação Carnatal contará com aproximadamente 100 profissionais de diversas áreas com o objetivo oferecer um atendimento de maior qualidade às crianças e adolescentes, com os atendimentos e encaminhamentos durante o evento. Serão criadas 5 equipes externas e internas para abordagens, atendimentos e encaminhamentos, composta por educadores sociais e profissionais de Serviço Social e Psicologia.

“As equipes de abordagem social irão atuar no entorno do evento das 18h às 23h30, em todos os dias do Carnatal. Haverá ainda equipes que vão trabalhar das 23h às 7h, que serão os responsáveis pelas crianças e adolescentes que vão pernoitar no Centro de Apoio”, destaca Priscilia Dantas, diretora do Departamento de Proteção Social Especial – DPSE.

DADOS DA AÇÃO CARNATAL 2010

Cerca de 160 crianças e adolescentes foram atendidos pela “Ação Carnatal 2010”, que teve como objetivo proteger e acolher meninos e meninas em situação de risco e vulnerabilidade social durante a maior micareta do Brasil. A ação foi desenvolvida pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, que ofereceu atendimento psicossocial e encaminhamentos às crianças e aos adolescentes nas seguintes situações:

Crianças desacompanhadas dos pais;
Crianças e adolescentes exercendo a prática da mendicância;
Crianças e adolescentes envolvidas em atividades laborais;
Crianças e adolescentes em situação de exploração sexual;
Crianças e adolescentes em outras situações de risco e vulnerabilidade social;
Crianças e adolescentes envolvidas com substâncias psicoativas.