O Programa Banco de Alimentos, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), firmou parceria com o movimento conhecido como “Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)”, na última segunda-feira (28), na Paulus Livraria, na Cidade Alta.

“A parceria com o movimento foi firmada na participação do Programa Oficina Círculo de Diálogos, promovida pelo Núcleo Nós Podemos RN, com a utilização da Metodologia Investigativa Apreciativa, que capacitou os participantes para se tornarem multiplicadores”, declara Lorenna Senna, diretora interina do Departamento de Segurança Alimentar.

Após a realização do Círculo de Diálogos foram formados Núcleos Locais de Trabalho que fomentam e articulam as ações em prol dos ODM nos municípios. “Tendo em vista que a erradicação da fome configura-se como um dos principais pontos trabalhados por esse movimento, percebemos a grande importância da participação do Programa Banco de Alimentos para a contribuição das metas almejadas”, reforça a diretora.

A Declaração do Milênio foi aprovada pelas Nações Unidades no ano 2000 e os 191 países-membros da ONU, incluindo o Brasil, assumiram um compromisso universal com a erradicação da pobreza e com a sustentabilidade do Planeta.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são um conjunto de 8 macro-objetivos, com metas e indicadores precisos a serem atingidos pelos países até 2015, por meio de ações concretas dos governos e da sociedade na busca pela solução de alguns graves problemas da humanidade. Os Objetivos do Milênio ficaram conhecidos como os “8 Jeitos de Mudar o Mundo”:

Acabar com a fome e a pobreza; Educação Básica de Qualidade para Todos; Igualdade entre os Sexos e Valorização da Mulher; Reduzir a Mortalidade Infantil; Melhorar a Saúde das Gestantes; Combater a AIDS, a Malária e Outras Doenças; Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente; Todo Mundo Trabalhando para o Desenvolvimento.

Saiba mais sobre o Banco de Alimentos da Semtas:

O Banco de Alimentos trabalha articulando a rede de comercialização, armazenagem e processamento de alimentos para potencializar as doações no Município do Natal. É um programa social, sem fins lucrativos, que arrecada e capta doações de alimentos. Depois dessa primeira etapa, os alimentos são distribuídos às comunidades por meio das entidades assistenciais. Os principais objetivos do programa são: arrecadar e doar alimentos próprios para o consumo, mas que por algum motivo não foram comercializados; combater a fome e o desperdício; e promover ações socioassistencias na área de Segurança Alimentar.

Dentre os parceiros fixos estão o Comércio Atacadista de Frutas (FRUJAF), que doa mais de uma tonelada de frutas por mês; e a Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, que doa alimentos variados. O programa beneficia entidades que atendem gratuitamente pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Entre as instituições beneficiadas estão: Alimentos para a Vida, Associação Solidária Maria Rita, Projeto Vivei, CADESC – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Cultural, Instituto Nova Aliança, Casa de Piedade Tia Deuza, e Clínica Heitor Carrilho. O Programa Banco de Alimentos está localizado na Avenida Bernardo Vieira, 2280, Dix-Sept Rosado. O telefone para mais informações e doações é o 3232-9292.