A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará participando na próxima terça-feira (06), às 9 horas, na Câmara Municipal de Natal, de uma audiência pública para esclarecer sobre o relatório de gestão do 2ª e 3ª trimestre da saúde municipal 2011.

Além da titular da pasta, Maria do Perpetuo do Socorro Lima Nogueira, estarão presentes diversos setores da SMS. O relatório será apresentado pelo assessor técnico da Assessoria de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (ASPLAN), Roberval Pinheiro de Lima.

Serão apresentados o volume financeiro do Sistema Único de Saúde (SUS), volume de recursos, receita e despesas, indicadores de saúde como consultas, procedimentos, intervenção hospitalar, diagnóstico de doenças como a dengue, além de ações de vigilância a saúde, entre outras.

Segundo o assessor técnico da Assessoria de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (ASPLAN), Roberval Pinheiro de Lima, essa prestação de contas é importante para que possa esclarecer à população, como andam os serviços da saúde municipal.

“A apresentação desse relatório tem três finalidades, a primeira é cumprir a Lei Federal nº 8689 de 1993, que determina que os governos municipais e estaduais devem prestar contas de suas ações, para as casas legislativas e entes federados a cada trimestre; a segunda é a transparência dos atos da gestão e a terceira é apontar para mudanças nas questões que não conseguimos avançar. É pensar o que podemos fazer para melhorar. Além disso, a própria população pode dar suas opiniões”, destacou.

A apresentação do relatório do 4ª trimestre de 2011 está previsto para fevereiro de 2012.