Trabalhar a conscientização ambiental na época do natal também é possível. É esta a proposta do espetáculo Sonho de Natal, aberto oficialmente na noite desta segunda-feira (19), na praça de eventos da torre do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e que será apresentado todas às noites até o próximo dia 25, exceto no dia 24, a partir das 18h30.

Este trabalho foi idealizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), em parceria com a Companha Gira Dança, que organizou a peça. A companhia desenvolve dança contemporânea com a inclusão de pessoas com e sem ncessidades especiais e que também participam do Sonho de Natal.

O espetáculo de 20 minutos de duração conta a história de uma menininha que vivia na floresta das Dunas, que a emociona todos os dias, por sua beleza e magia, mas que estava sendo devastada pelo homem, pelas queimadas e derrubadas das árvores. Vendo aquela destruição a menina protege em uma redoma de vidro a última arvore do natal, mais que sozinha não iria conseguir proteger por muito tempo.

Triste e sem saber o que fazer ela faz um pedido aos céus, àquela estrela mais brilhante e anjos da natureza aparecem para proteger e cuidar da árvore do natal, para que germine e suas sementes sejam levadas para todo o mundo.

“Nosso objetivo com este espetáculo e promover a educação ambiental dentro do período natalino, mostrando que devemos nos preocupar com a qualidade de nossa água, das florestas, dos mangues, com áreas como o Parque da Cidade”, informou o secretário adjunto de Meio Ambiente e Urbanismo da Semurb, Eugênio Bezerra.

Inclusão
O diretor do espetáculo e diretor artistico do Gira Dança, Anderson Leão, destacou que o Sonho de Natal promove uma conscientização dupla. “Além de trazer a importância da preservação ambiental, também mostramos a importância da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais, que participam da peça, na sociedade”, ressaltou Aderson Leão.

Na obra participam cadeirantes que fazem parte da companhia Gira Dança, além de duas atrizes convidadas, a Alessandra Augusta, que interpreta a mãe natureza e Júlia Martins Alsieri, que faz o papel da menina que protege a última árvore de natal.

O projeto Sonho de Natal é uma narrativa que mostra de forma lúdica problemas e soluções de nossa fauna e flora, além da importância da inclusão social dentro de uma temática abrangente que remeterá a uma visão maior da sustentabilidade do homem.

O evento começa com uma ação durante o dia, com um trem onde promotores vestidos de “ajudantes de papai Noel” apresentam para um públibo visitante, principalmente crianças, o Parque da Cidade e suas características, por meio de uma contação de história lúdica dentro do tema.

A parte final da apresentação conta com a participação do coral da Escola Municipal Celestino Pimentel, cantando temas natalinos e que tem como maestro Aildemar Paraguai, além da professora Daniele Ramos, que organiza o coral.

Ao lado do palco onde acontece o espetáculo foi montada uma estrutura com tendas, onde artesões apresentam seus produtos reciclados com temáticas diversas principalmente natalinas, além de uma praça da alimentação. Apresentações culturais com artistas locais acontecem logo após o término do espetáculo, de acordo com a seguinte programação:

Segunda-feira (19)
Banda Clara e a Noite