A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas - informa às famílias que efetuaram o desligamento voluntário a partir de outubro de 2011, por não necessitarem mais receber o benefício financeiro do Programa Bolsa Família - PBF, que terão garantido o direito de retornar ao Programa. Isso pode ser feito a qualquer momento, dentro do prazo de 36 meses.

“O benefício é concedido para as famílias que realmente precisam receber o dinheiro por um tempo determinado motivado por dificuldades. Quando a situação financeira melhora, é mais do que natural e correto o pedido de desligamento voluntário. Isso abre oportunidade para outras famílias que estejam precisando”, destaca o titular da Semtas, Alcedo Borges.

O Desligamento Voluntário deve ser indicado às famílias beneficiárias do PBF que não necessitarem, mesmo que temporariamente, do benefício financeiro. Só assim elas asseguram o direito de retorno garantido ao Programa, caso voltem a precisar do benefício. “É importante que as famílias solicitem o desligamento voluntário para que elas não tenham seu benefício cancelado por outros motivos, como o aumento da renda per capita familiar”, afirma Kátia Correia, coordenadora municipal do Bolsa Família.

O retorno garantido dessas famílias é assegurado por 36 meses. Para isso, basta que a família procure um dos postos de atendimento do Bolsa Família para atualizar os dados no Cadastro Único, em especial o campo renda. A Semtas, então, irá realizar a reversão de cancelamento do benefício no Sibec.

Caso a reversão de cancelamento não seja executada dentro de 36 meses, o cartão magnético do Bolsa Família será cancelado e a família apenas poderá retornar ao Programa por meio da reinclusão de benefícios, ou seja, terá que passar novamente pelo processo de habilitação, seleção e concessão.

Saiba mais sobre o Cadastro Único/Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda do Governo Federal, com condicionalidades de saúde e de educação, que tem como objetivo possibilitar a proteção integral ao grupo familiar, contribuindo para o seu desenvolvimento. Para a inserção no Programa, a família deverá primeiramente fazer a sua inscrição no Cadastro Único.

O programa é destinado às famílias com crianças que tenham renda mensal, per capita, de até R$ 140, ou famílias só de adultos com renda mensal de até R$ 70 per capital. O benefício varia entre R$ 32 a R$ 242. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, a cidade do Natal contabiliza 81.650 famílias cadastradas, sendo 48.670 famílias beneficiadas com o Bolsa Família.

Postos de Atendimento do Bolsa Família:

- Prédio do Bolsa Família/Cadastro Único: Avenida Bernardo Vieira, 570
– Quintas (em frente ao Vale do Pará).

- Prédio do Bolsa Família/Cadastro Único: Rua Pacatuba, 2052 - Igapó
(ao lado do Atacadão).