Partindo do princípio de que “ler é uma prática social fundamental à formação do cidadão e importante via de acesso ao conhecimento e à cultura”, a Secretaria Municipal de Educação (SME), comemora a classificação de cinco escolas na segunda edição do Concurso Escolas de Leitores. O prêmio é conferido pela Instituto C&A e o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE).

O concurso Escola de Leitores é uma ação do programa Prazer em Ler. Em Natal foram vencedoras a Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra com o Projeto EMEEB: Descobrindo os encantos da leitura, a Escola Municipal Professor Amadeu Araújo com o Projeto Estação da Leitura, a Escola Municipal Celestino Pimentel com o Projeto Leitores e livros em movimento, a Escola Municipal Santos Reis com o Projeto Mergulho Literário e a Escola Municipal Jornalista Erivan França com o Projeto Vivendo a leitura na escola, para a vida.

A solenidade de premiação para as vencedoras vai acontecer em março de 2012. Cada escola vai receber R$ 12 mil para ampliação do projeto de leitura, formação e acompanhamento técnico entre março de 2012 e fevereiro de 2013 e uma viagem de intercâmbio à Colômbia para dois professores de cada escola premiada.

De acordo com a representante da SME junto à coordenação nacional do concurso, Miriam Dantas de Araújo, a segunda edição mobilizou 41 escolas municipais e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) para a implantação, aprimoramento e consolidação de projetos de promoção da leitura e de formação de leitores. “Nossos professores terão a oportunidade de conhecer a melhor rede de bibliotecas de escolas públicas da América Latina, na Colômbia”, disse.
“As escolas vencedoras poderão implementar seu projeto de leitura de forma mais sistemática, um projeto que envolve a formação do leitor, não só o aluno leitor, mas o professor leitor, o funcionário, a família leitora, porque o projeto prever ações que envolvem toda a comunidade escolar. E nessa perspectiva a possibilidade das escolas melhorarem os índices de aproveitamento e aprendizagem de leitura dos alunos”, destaca Miriam Dantas.