A Secretaria Municipal de Saúde de Natal por meio do Núcleo de Saúde Mental iniciou o Projeto Consultório de Rua denominado de “Minha Casa, Minha Rua”em novembro de 2011, na capital potiguar.
O Projeto Consultório de Rua, é um dispositivo do Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack, financiado pelo Ministério da Saúde, visando a redução de danos dos usuários.
Segundo a coordenadora de Saúde Mental e do projeto, Márcia Biegas, o municipio de Natal, foi contemplado mediante projeto aprovado em 2010. “O projeto trabalha com duas equipes, compostas por 12 profissionais, além da coordenação após processo seletivo e capacitação dos profissionais pelo Ministério da Saúde.
As equipes de Saúde Mental da SMS atuam diariamente em quatro regiões da grande Natal na Catedral Metropolitana, Praia do Meio, Praça do Relógio (alecrim) e Ribeira (albergue).
As atuações tem como prioridade promover saúde aos usuários de álcool e outras drogas por meio da Redução de Danos e estratégias de prevenção. As atividades são desenvolvidas in loco, realizando curativos, distribuição de insumos (preservativos e lubrificantes), oficinas, teatro com fantoches, pintura, dentre outras, que surgem no decorrer dos encontros.
Realizamos encaminhamentos para tratamento no CAPS Ad Leste, CAPS III, e Albergue, sempre mediante solicitação do usuário, jamais contra sua vontade. O Consultório de Rua “ Minha Rua, Minha Casa” atua respeitando os direitos humanos, e não pactua com internações involuntárias e/ou recolhimento.”
Em dois meses de atuação com atividades realizadas de segunda a quinta–feira, das 17h00 às 21h00, o projeto obteve grande aceitação dos moradores de rua. As equipes atenderam 124 moradores, dentre estes: 7 crianças ( 0 a 10 anos ), 9 adolescentes ( 11 a 18 anos ), 39 jovens (18 a 30 anos ), 45 adultos ( 31 a 59 anos ) e 24 idosos ( acima de 60 anos ).