"Eu presenciei durante todo o processo de estruturação desse abrigo a vontade e o compromisso da Prefeitura do Natal, e onde tem boa vontade e trabalho, eu participo destas ações. Parabenizo o executivo municipal e atuarei como fiscal e incentivador desse trabalho", declarou o juiz da 1ª Vara da Infância e Adolescência, José Dantas, durante a inauguração da Casa de Passagem III, em Capim Macio. O local, gerido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), atende 25 crianças e jovens de 12 aos 18 anos de idade incompletos.

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, inaugurou a Casa, acompanhada também da secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas),Rosy de Sousa, do Padre Diego Vanzetta, representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Consec), da Secretária Adjunta do Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas),Maria José de Medeiros, além do vereador Heráclito Noé, representante da Câmara Municipal do Natal e demais lideranças políticas e da comunidade.

"Este é um momento de felicidade, em especial para a Semtas, pois é um momento de quebra de paradigmas, porque a nossa gestão tem o foco em cuidar de gente. Um sonho que se transforma em realidade. Esta Casa é para que estas crianças e adolescentes possam encarar de forma diferente o mundo, com respeito, carinho e dedicação. Nós queremos que os nossos jovens sejam vistos, como artistas, profissionais bem sucedidos ou desportistas e é isso que faremos e é por isso que vamos lutar", afirmou a chefe do executivo natalense.

Antes de se estabelecer no número 1713, da Rua Dirce Coutinho, no bairro de Capim Macio, o abrigo funcionava em Morro Branco. A nova estrutura da Casa de Passagem III ocupa cerca de 650 m² em uma área de 1.600 m², pelo menos o dobro do espaço da Casa anterior. No abrigo, uma área de lazer com piscina, quadra de basquete, lavanderia externa, oito banheiros, quatro suítes, jardins e um amplo espaço de convivência. Trabalham na Casa 56 profissionais, distribuídos entre terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, arte-educadores, pedagogos, auxiliar de serviços gerais, zelador, Guarda Municipais e vigias.

Emoção

"É um processo de construção e confiança, e, estamos aqui para começar um novo trabalho. Com este respeito e amor é que vamos estar na frente desta Casa, lutando para que essas crianças possam ter um dia o acolhimento de suas famílias. Este é um dia muito especial para todos nós que lutamos para fornecer a esses jovens uma estrutura digna e por meio da informação quebramos qualquer preconceito que pudesse existir com relação às casas de passagem", afirmou emocionada a secretária Rosy de Sousa.

Durante a solenidade, os jovens integrantes da casa realizaram apresentações artísticas em agradecimento às novas instalações. Os adolescentes que participaram da ação idealizaram e costuraram suas próprias roupas da apresentação.

"A comunidade tem o privilégio de praticar o amor e a solidariedade por meio desta casa de passagem situada no bairro e os educadores terão a habilidade de saber cuidar destes jovens que estão aqui em situação temporária, até voltarem para seu lar. Este espaço é de transformação social e de comportamento", destacou o juiz José Dantas.