As unidades de Atendimento Médico Especializado (AMEs) estão promovendo diversas atividades dentro da Semana da Mulher, em referência ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março. A programação conta com palestras que debatem temas voltados para a saúde da mulher, tais como câncer de mama e colo de útero, gengivite na gestação e violência contra a mulher, entre outros.
A AME de Brasília Teimosa apresentou na quarta-feira (07), palestra discutindo a “Importância do Geriatra na Saúde da Mulher”. Geriatria é o ramo da medicina que pesquisa e estuda a saúde do idoso, focando a prevenção e o tratamento de doenças da terceira idade.
O médico geriatra é um generalista, ou seja, conhece de tudo um pouco e é capaz de prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar doenças que acometem distintos aparelhos do corpo humano; além disto, o geriatra é conhecedor de cada área da medicina, e consciente de onde termina seu papel no atendimento médico. Quando necessário, ele conta com o auxílio de um especialista e encaminha o paciente para o médico especialista.
Na ocasião, o Dr. Geriatra Francisco Galdenço, ministrou a palestra tratando especificamente da saúde da mulher idosa. Destacou o aumento no índice de casos de HIV na terceira idade, a importância da prevenção das diabetes e hipertensão, por meio de uma alimentação saudável e de práticas das atividades físicas para esse tipo de público. O médico explicou também a necessidade de mostrar e esclarecer à população a importância do geriatra para o idoso, e de que são fundamentais as campanhas educativas para informar à sociedade do papel do geriatra na medicina.
“Nos últimos dois anos, estamos acompanhando um crescimento na procura do idoso pelo médico geriatra, mas ainda não é o suficiente. Conseguimos perceber certa resistência por parte dos pacientes, mas isso ocorre devido a falta de conhecimento por parte dos idosos. É preciso que haja campanhas informativas que esclareçam as atividades desempenhadas pela geriatria e que tragam o idoso para um atendimento voltado exclusivamente para as suas necessidades”, destacou Dr. Francisco Galdenço.
As AMEs desenvolvem trabalho de conscientização focado na saúde do idoso, através de reuniões e palestras periódicas, nas quais além de médicos geriatras, também contam com profissionais da assistência social e nutricionistas. Os encontros sempre acontecem nos Centros Sociais de Idosos, localizados próximos às unidades de atendimento e vêm ganhando a credibilidade dos idosos e a participação sempre mais assídua.
As AMEs, por intermédio de suas ações preventivas, estão durante toda essa semana distribuindo preservativos, lubrificantes e realizando testes rápidos de HIV, nas unidades de Brasília Teimosa, Nova Natal e Planalto. Além das palestras, na AME de Brasília Teimosa, serão desenvolvidas atividades lúdicas como curso de maquiagem, nesta quinta-feira (08) e terapia do riso no encerramento do evento, na sexta-feira (09).