A Secretaria Municipal da Mulher promoveu na tarde hoje, 9, o II Seminário Mulheres Articuladoras da Paz, que reuniu cerca de 150 mulheres ligadas aos clubes de mães, associações comunitárias, profissionais das diversas secretarias que compõem a rede municipal de atendimento e de conselhos comunitários.

Durante o seminário foram prestadas informações sobre a Lei Maria da Penha, e as novas decisões do Supremo Tribunal Federal – STF, com relação às denúncias de violência contra a mulher. De acordo com a decisão do STF, qualquer pessoa que tenha conhecimento de casos de violência contra a mulher pode fazer a denúncia, e ainda uma vez formulada a denúncia a mulher vítima de violencia não mais poderá retirar a queixa.

“Estou muito feliz nesse seminário, não tenho dúvidas que Natal é referência no trabalho de combate a violência contra mulher. Natal é uma das poucas cidades a ter uma secretaria voltada exclusivamente para o trabalho com as mulheres. E todas vocês estão sendo chamadas a participar dessa luta, porque só teremos paz se a gente tiver paz em nossas casas. A violência doméstica é um mal que toda a sociedade tem que se meter sim, porque o fim da violência não acontecerá por decreto, só acontecerá se nós nos envolvermos na rua, no bairro, em nossa cidade. Espero que cada uma de vocês se torne articuladora da paz”, afirmou a prefeita Micarla.

Segundo Ionelle Medeiros, diretora do Departamento de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, “o objetivo do II seminário é de informar a comunidade os serviços de enfrentamento à violência contra a mulher, que o município dispõe. Transformando assim cada uma das mulheres participantes em protagonistas no enfrentamento à violência”.

Ainda segundo Ionelle Medeiros, Natal é o município que dispõe de todos os equipamentos de enfrentamento a violência contra a mulher: uma Secretaria da Mulher, única capital do país, dois Centros de Referência, nas avenidas Acarau e Bernardo Vieira, e uma Casa Abrigo.