Um lugar quentinho e seguro que está transformando vidas. Água limpa e comida fresquinha para se alimentar, além de conforto e acolhimento para um repouso digno que todo humano merece. É assim, que o Albergue Municipal José Augusto da Costa recebe todas as noites pessoas em situação de rua da cidade de Natal. "Neste período do ano que chove com mais intensidade, ficamos mais tranquilos sabendo que esta população está em um abrigo e não nas ruas, dormindo nas calçadas, ao relento e correndo perigo", declara Alcedo Borges, titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), pasta gestora do Albergue.

Localizado na Rua Câmara Cascudo, 176 - Ribeira, o Albergue foi inaugurado em dezembro de 2011, destinado aos moradores de rua, e atende ainda pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, maiores de 18 e com idade inferior a 60 anos. "O Albergue foi instalado nas dependências do antigo Hotel Central (Prédio de propriedade da Prefeitura), localizado estrategicamente em uma região bem central da cidade", explica a Secretária adjunta da assistência social da Semtas, Verônica Dantas.

"O Serviço é uma referência para a população de rua para que possam receber os devidos encaminhamentos socioassistenciais e demais ações que envolvem as políticas públicas. O serviço contribui para a construção de novos projetos de vida", afirma o titular da pasta, Alcedo Borges.

O Albergue foi implantado nos moldes de uma acolhida temporária, apresentando ideia de caráter transitório, mas também considerando a heterogeneidade desse segmento, assegurando o respeito à diversidade das condições de dependência. O Albergue está sendo desenvolvido conforme os princípios da "Política Nacional para a População em Situação de Rua".

A estrutura do Albergue é formada por 19 quartos, distribuídos em alas masculina e feminina, sendo no máximo quatro pessoas em cada um. O horário de atendimento é das 17h às 7h do dia seguinte. Neste intervalo de tempo, os usuários são encaminhados para cursos profissionalizantes, oficinas, seminários e palestras que são oferecidos pela Semtas. A proposta é dar soluções de melhoria na qualidade de vida, com a geração de emprego e renda, como elementos fundamentais para a saída das ruas. Quanto à questão nutricional, são servidas duas refeições: jantar e café da manhã.

De acordo com a Pesquisa Nacional sobre População em Situação de Rua, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social - MDS, de agosto de 2007 à março de 2008, foram identificadas, em Natal, 223 pessoas em situação de rua. Dessas 83% era do sexo masculino e mais da metade, 55%, considerada adulta com faixa etária entre 25 e 44 anos.