A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) realizou nesta quarta –feira (28), no Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (CEFOPE), o Encontro de Formação para Educadores e Profissionais da Saúde envolvidos com o Programa Saúde na Escola (PSE) – Tecendo o Caminho da Intersetorialiade.
O evento organizado pela SMS e SME teve por objetivo “Discutir as estratégias de implementação das ações do Programa de Saúde na Escola para 2012 na perspectiva de tecer compromisso com responsabilidade intersetoriais, quanto à qualidade de vida das pessoas”.
O encontro contou com a presença da secretária municipal de saúde, Maria do Perpétuo Socorro, além dos representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e de educação.
Foram convidados, também, diretores de unidades com o PSE, profissionais de saúde e professores envolvidos com o programa.
A programação que contemplou todo o dia, começou com a fala da secretária municipal de saúde, Maria do Perpétuo, reafirmando a importância do projeto e a expectativa da construção de um cidadão melhor.
De acordo com Joilca Bezerra, coordenadora de enfermagem da Estratégia de Saúde da Família (ESF), o evento é importante pois, “fortalece a intersetorialidade com a saúde e a educação nas ações de saúde desenvolvidas nas escolas”.
Malvina Cosme, coordenadora da Escola Municipal Zilneide Barbosa no bairro de Santa Catarina, fala sobre o Projeto de Saúde na Escola, implantado na instituição no ano de 2010.
“Quando começou foi bem interessante, havia muitas crianças com problema de vista e cáries. Elas são muito carentes. Os primeiros exames eram feitos e em seguida as crianças eram encaminhadas ao posto”, disse.
Segundo Malvina, após o diagnóstico é possível compreender as dificuldades das crianças. A criança não quer copiar as aulas, não quer estudar, e tudo isso é porque ela não enxerga, é por isso que o PSE é tão importante”, disse a coordenadora.
O Programa da Saúde na Escola (PSE) é uma ação conjunta entre o Ministério da Saúde e Ministério da Educação, dentro do Plano de Desenvolvimento da Educação (PNDE).
Instituído por um decreto presidencial, o programa busca desenvolver ações integradas entre a educação e a saúde.
Em 2008 o PSE chegou a Natal, e os números contemplam 30 escolas participantes – 10 municipais e 20 estaduais – e 20 unidades de saúde, distribuídas nos cinco Distritos Sanitários, mediante cronograma de atendimento, que desenvolvem atividades relacionadas à Estratégia de Saúde da Família.
A SMS trabalha com o componente de Avaliação Clínica e Psicossocial, onde realiza avaliação antropométrica (medição das variações físicas e na composição corporal global); atualização do calendário vacinal; detecção precoce da hipertensão arterial sistêmica; detecção precoce de agravos de saúde negligenciado (hanseníase, tuberculose, malária entre outros); avaliação oftalmológica, auditiva, nutricional, saúde bucal e psicossocial.
E componente de Promoção e prevenção à Saúde com ações de segurança alimentar e promoção da alimentação saudável; promoção de práticas corporais e atividade física nas escolas; saúde e prevenção nas escolas, educação para a saúde sexual, reprodutiva e prevenção das DST/AIDS; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; promoção da cultura da paz e prevenção das violências e prevenção da saúde ambiental e desenvolvimento sustentável.