A cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal registra redução média de 0,21% nesta semana, em relação à semana passada. A variação acumulada nas últimas quatro semanas é de -2,10%. O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – que era de R$ 328,12 na semana passada, caiu para R$ 327,42.

A pesquisa é realizada semanalmente pelo Procon Natal – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais vinte e dois (22) subiram esta semana e dezessete (17) sofreram redução, e um – açúcar cristalizado – permaneceu estável.

Os produtos industrializados e semi-elaborados caíram 0,57% e os produtos de higiene e limpeza, -1,02%. Já os hortifrútis subiram 3,38% (variações médias).
As maiores reduções da semana foram observadas no fubá pré-cozido (caiu 14,0%), sabão em pó (-4,7%), filé de merluza congelado (-4,5%), alface (-3,8%), batata doce (-3,6%) e carne de sol de 1ª (-3,0%).

Por outro lado, a pesquisa do Procon Natal detectou aumento, dentre outros, no chuchu (+28,5%), laranja pera (+14,0%), jerimum leite (+13,8%), cebola pera (+10,8%), macaxeira (+8,2%), sal refinado (+5,7%) e carne bovina de 1ª (+5,7%).

Custo da cesta básica por estabelecimento

Segundo ponderação dos técnicos do Procon Natal a cesta básica mais barata, era a do supermercado SERVEBEM – CIDADE DA ESPERANÇA (R$ 291,73), seguido pelas três lojas do Nordestão (Salgado Filho, Cidade Jardim e Zona Norte). A diferença entre o maior e o menor custo da cesta básica entre os estabelecimentos pesquisados é de 23,5% (equivalendo a R$ 68,52).

Nesta semana o custo médio da cesta básica estava 10,6% mais caro nos hipermercados (R$ 343,97) do que nos supermercados (R$ 310,87). A maior diferença ocorre nos hortifrútis, que esta semana estavam, em média, 46% mais caros nos hipermercados do que nos supermercados.

Dos doze estabelecimentos pesquisados, quatro (04) registraram variação positiva (Hiper Bompreço Ponta Negra e Lagoa Nova, Carrefour Zona Norte e DaTerra Alecrim) e oito (08) registraram variação negativa (Nordestão Salgado Filho, Cidade Jardim e Zona Norte, Extra Midway Mall e Roberto Freire, Carrefour Zona Sul, Servebem e Comprebem Cidade da Esperança),

Custo da cesta básica por estabelecimento