Jornalismo impresso, telejornalismo, radiojornalismo, fotojornalismo e jornalismo digital. São estas as cinco categorias disponíveis para participação no 1º Prêmio Via Livre de Jornalismo, lançado nesta segunda-feira (13), no Versailles do Tirol, pela prefeita Micarla de Sousa, pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Kelps Lima e pela presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte, Nelly Carlos.

O prêmio tem a finalidade de estimular os profissionais da imprensa local na formação de uma nova cultura de trânsito e transporte em Natal, colaborando na discussão que aponte caminhos e soluções para a melhoria da mobilidade em nossa cidade. Participaram da solenidade de lançamento do prêmio, secretários municipais, diretores de entidades sindicais e empresariais e jornalistas.

“Apesar de ter como prioridades na minha administração as áreas da saúde, educação, infra-estrutura urbana, principalmente drenagem, a pasta do trânsito, gerenciada pelo secretário Kelps Lima, junto com sua equipe, tem conseguido realizar um excelente trabalho de reorganização do trânsito de Natal, com projetos como o Passe Livre”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa.

Segundo a chefe do executivo natalense, o Via Livre conseguiu em pouco tempo de implantação ótimos resultado. “Na Romualdo Galvão, por exemplo, o fluxo de veículos aumentou em apenas um mês, em 40%, desafogando o trânsito em importantes avenidas da cidade como a Hermes da Fonseca”, informou a prefeita do Natal. Na avenida Jaguarari, após a implantação do Via Livre, o aumento do fluxo em um mês foi de 25%.

Segundo Micarla de Sousa, as decisões da prefeitura em relação ao trânsito da cidade são ousadas. Ela disse ainda que os números mostram que o projeto Via Livre é audacioso e vitorioso, pois trabalha com a otimização de recursos.

“Como jornalista este prêmio vem enaltecer a nossa profissão, principalmente por conta da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que acabou com a obrigatoriedade do diploma para jornalista”, destacou Micarla de Sousa.

Com relação a isso, uma das normas do regulamento da premiação determina que “só poderão concorrer reportagens de autoria de profissionais de imprensa do Rio Grande do Norte, com diploma de jornalismo, atuação reconhecida pelo Sindicato dos Jornalistas ou estudante de escola de jornalismo superior” (Irem 3º - 3.2).

“A Semob trabalha com o princípio de que é imperioso utilizar as estruturas já existentes, otimizando suas possibilidades antes de decidir por novas obras ou gastos públicos. O Projeto Via Livre é uma das bandeiras dessa nova atitude. O Simples ato de vedar o uso das vias como estacionamento particular permitiu que a Prefeitura do Natal economizasse recursos financeiros na construção de elevados, túneis ou viadutos”, informou Kelps Lima.

Premiação
O prêmio total do concurso, incluindo todas as categorias concorrentes é de R$ 48.500,00, sendo – R$ 6 mil para os primeiros lugares e R$ 2.500,00 para os segundo lugares. Haverá ainda um Premio de Excelência, no valor de R$ 6 mil, para o melhor trabalho entre os premiados, que também receberá um certificado. Participe e contribua com a melhoria do trânsito de Natal. Mais informações www.premiovialivre.com.br. Concorrem reportagem publicadas no período de 2 de fevereiro de 2009 até às 18 horas do dia 03 de setembro de 2009.