Montar estratégias para que as ações de controle e fiscalização sejam efetivamente cumpridas e tenham sucesso. Este foi o objetivo da reunião promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo do Município (Semurb), na tarde da última quarta-feira, 18 de abril, que envolveu vários órgãos da esfera municipal e estadual de defesa do meio ambiente.

Na oportunidade, o Secretário Adjunto de Fiscalização e Licenciamento da Semurb, Sueldo Medeiros, pediu empenho e compromisso de todos. “Se houver compromisso e todos se engajarem nesta luta, acredito que teremos sucesso em nossas operações, o trabalho conjunto só trará beneficio para a cidade”, completou.

Foi apresentado aos presentes um plano piloto que a Semurb pretende implantar a partir de maio deste ano, para atender as denúncias, principalmente de poluição sonora no período noturno. A ideia é instalar um plantão nos dias e horários de maior incidência de ocorrências dessa natureza para oferecer uma resposta rápida às comunidades afetadas pelo barulho. A Semurb trabalha com a proposta de poder ser acionada pela mesma frequência do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), que agrega as Policias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, ITEP e Guarda Municipal em suas operações.

Os dias e horários devem ser definidos após análise das estatísticas das ocorrências e informações adicionais disponibilizadas pelo CIOSP. Segundo o supervisor de Poluição Sonora, Fiscal Evânio Mafra, esses números seriam importantes para o planejamento das ações e tomada de decisões. A CIPAM se comprometeu a enviar os relatórios sempre que solicitados.

Segundo Mafra, que apresentou o plano de ação de combate à poluição sonora no município de Natal, quanto maior o envolvimento desses órgãos, com respostas mais rápidas, melhor é o resultado. Mafra disse ainda que o objetivo dessa reunião é mostrar os problemas enfrentados e diagnosticados pela fiscalização da Semurb e buscar soluções conjuntas que possam aperfeiçoar o trabalho.

Entre os problemas enfrentados pela Secretaria no seu trabalho diário, foram elencados os seguintes casos: Segurança dos fiscais para evitar possíveis sinistros; maior apoio nas intervenções de trânsito durante as operações; carrinhos de vendas de CD/DVD piratas com som; cigarreiras que viraram bar e churrasquinhos que atraem som de carros; Sueldo informou ainda que dentro deste plano de ação está previsto a capacitação de motoristas e fiscais, em relação à abordagem e segurança.

A delegada de Proteção ao Meio Ambiente, Josenilda Oliveira, que esteve à reunião disse que apesar das dificuldades da Delegacia, que tem carência de pessoal, o órgão está à disposição para ajudar no trabalho. Ela elogiou a iniciativa da Semurb e disse que “O trabalho só vai surtir efeito se houver essa integração”.

Para o secretário de Serviços Urbanos, Luiz Antônio, este estreitamento entre as secretarias do município é muito importante porque fortalece as ações. “O planejamento é estratégico, principalmente quando ele é feito com critérios, dá respaldo e aumenta a eficácia do trabalho”, enfatizou. Ele citou o exemplo da ação da Getúlio Vargas, onde a população tanto aprovou, como pediu para fazer em outros setores da cidade, que tem problemas semelhantes àquele.

Estiveram presentes à reunião representantes do Grupamento de Ações Ambientais da Guarda Municipal (GAAM), da Companhia Independente de Polícia Ambiental do Estado (CIPAM), da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), da Delegada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPREMA), Josenilda Oliveira e do Secretário de Serviços Urbanos, Luiz Antônio, além de supervisores de fiscalização da Semurb e Semsur.