A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito urbano (STTU), já se articula com a Igreja Católica no sentido de levar para dentro das paróquias a problemática da insegurança no trânsito dentro da Campanha da Fraternidade 2009.

“O tema deste ano diz respeito a “Fraternidade e Segurança” e o lema é A paz é fruto da Justiça. A campanha pretende mobilizar a comunidade católica a discutir questões ligadas à violência urbana: deste dos assaltos, assassinatos até a insegurança no trânsito das grandes cidades. Daí a idéia de unirmos parceria no sentido de colaborar com a Igreja Católica”, explica José Gilenildo, chefe do Departamento de Educação de Trânsito da STTU.

Para José Gilenildo, o tema não somente será discutido nas escolas, empresas e demais entidades, mas deve ser tratado também nas paróquias, principalmente, durante as missas de domingo, no momento da homilia.

Neste sentido, o órgão já estar mantendo os primeiros contatos com a Igreja Católica, através do Padre Campos que achou válida a iniciativa. “Achei interessante o interesse da Prefeitura do Natal, particularmente da STTU, em se colocar como parceira nesta campanha cuja execução é de responsabilidade de todos nós”, comentou Padre Campos.

“Este tema é muito importante para todos os cidadãos e não somente aos ligados à Igreja Católica, pois a violência atinge a todos e a fraternidade deve ser praticada por todos”, conclui José Gilenildo.

Nota
A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A proposta da CNBB é debater a segurança pública, com a finalidade de colaborar na criação de condições para que o Evangelho seja mais bem vivido em nossa sociedade por meio da promoção de uma cultura da paz, fundamentada na justiça social.