Romper os ciclos de desigualdade social e investir no futuro do Brasil por meio da educação e inserção do jovem no mercado de trabalho, esse é o intuito do programa Projovem Adolescente, que desde 2005 trabalha para que jovens reeditem suas visões de mundo, vivenciem novas formas de interação e consigam com suas ações se reposicionar numa nova perspectiva social. “A ideia é ofertar opções para que eles acabem com a reincidência de reprovações na escola, subemprego e de falta de oportunidade. Os momentos que proporcionamos para esse público especial e em formação, gera chance de abertura de vida, eles começam a ver tudo de maneira mais positiva e possível”, explica a coordenadora do Projovem, Kália Trajano.
Aqui em Natal, o ProJovem Adolescente é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), e tem como missão beneficiar cada vez mais jovens em situação de vulnerabilidade social. Para tanto, entre os dias 28, 29 e 30 de maio o projeto recebe mais 30 novos profissionais que terão a responsabilidade de gerar oportunidades de melhorias na vida dos adolescentes que integram o projeto. “É de extrema importância receber e capacitar os profissionais que atuarão dentro do Projovem, já que são eles os responsáveis pelo norteamento dos trabalhos que serão executados”, completa a coordenadora. A capacitação acontecerá na Casa da Juventude situada no conjunto Santa Catarina, Potengi, sempre das 8h às 15h.
Vivenciando o que encontrarão no ambiente de trabalho os jovens aprendem no projeto conceitos de ética, disciplina e responsabilidade, propulsores do sucesso profissional e mantedores da mudança de realidades sociais. A Semtas já beneficiou 5.700 jovens por meio do Programa; e hoje, assiste um total de 2.200 adolescentes. O Projovem conta com 60 profissionais que se dividem entre orientadores sociais, facilitadores culturais, professores especializados em dança, arte, esporte e lazer. Profissionais que fazem do Programa Projovem um exemplo de sucesso.
saiba mais sobre o Programa ProJovem Adolescente
O Projovem atua na promoção da qualificação social e profissional; no desenvolvimento de habilidades e aptidões; valorização da participação social dos jovens; ampliação das referências e oportunidades de acesso à cultura; promoção à saúde; acesso às atividades esportivas; acesso à tecnologia digital, dentre outros. É voltado para adolescentes com idade entre 15 e 17 anos, priorizando aqueles pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, egressos de medidas sócio-educativas de internação ou em cumprimento de outras medidas, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) ou vinculados a programas de combate ao abuso e à exploração sexual.
Atualmente o programa conta com 10 núcleos/Casa da Juventude:
Cras Guarapes - Rua Novo Guarapes,S/N – Guarapes
Núcleo de Mãe Luiza - Rua João Xxiii, 573 - Mãe Luiza.
Núcleo Santarém - Rua Tarauacá, 272 – Conj. Santarém - Potengi.
Núcleo Santa Catarina - Rua Tijuca, 2886, Conj. Santa Catarina - Potengi.
Núcleo do Planalto - Rua Dom Antônio De Almeida Lustosa, 70 A – Planalto
Núcleo das Quintas - Rua Mário Negócio, 2033 – Quintas
Núcleo da África - Avenida João Medeiros Filho, 7880 – Redinha.
Núcleo de Nossa Senhora Da Apresentação - Rua Couto Magalhães, 5 A, Conj.Vale Dourado - Nossa Senhora Da Apresentação.
Núcleo de Igapó - Rua Pacatubá, 2052 - Igapó.
Cras Felipe Camarão