O Programa de Atenção a Pessoa Idosa, Api Conviver, é um programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social ( Semtas), que dá suporte a 60 grupos de idosos distribuídos nas quatro regiões administrativas da cidade, disponibilizando cinco abrigos e dois centros de convivência, que atende 2.407 idosos na cidade do Natal.

O objetivo do Programa é apoiar os idosos junto a família vinculando-os com a rede de proteção do município. Alcedo Borges secretário da Semtas explica que, “realizamos atividades de convivência em grupos que proporcionam melhor qualidade de vida aos usuários beneficiados pelas ações. Sabemos que para muitos, aquele encontro semanal, com música, arte, dança e palestras informativas, é o único caminho de socialização, por isso nos dedicamos muito para fazer sempre melhor para esse público especial”.

O Api Conviver conta com uma equipe de 23 profissionais composta por assistentes sociais, pedagogos, arte educadores, instrutores de dança, de música de artesanato, técnico em nutrição, professores de educação física e psicólogos. Todos os meses a equipe se reúne para definir o cronograma de atividades, que rende bons momentos de descontração para os idosos assistidos. Na programação os idosos contam como oficina de danças folclóricas, artesanato, dinâmicas de arte-educação, alongamento, palestra do serviço social, oficinas de teatro, dentre outras. As atividades são gratuitas, realizadas uma vez por semana e abertas para todos os idosos da cidade a partir de 60 anos, independente da renda ou da classe social.

O Api Conviver acredita que, ao se aposentar o idoso geralmente se entrega à ociosidade, fato que contribui para o sentimento de inutilidade. Pensando nisso, a equipe do Api Conviver trabalha para gerar mais oportunidade aos idosos, a partir da valorização e de atitudes positivas, promovendo o conhecimento e incentivando suas aptidões. Através das atividades O Api Conviver permite aos idosos uma sensação positiva de segurança, além da renovação do prazer e satisfação pela vida para todos estes cidadãos que já contribuíram muito com seu talento para a construção da nosso sociede.