A Escola Municipal Berilo Wanderley e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Missionário Odilon dos Santos, localizados na rua dos Paianazes, Quintas, foram os estabelecimentos municipais de ensino escolhidos para que, de forma simbólica, fossem entregues na tarde desta quinta-feira (31), os kits escolares e de fardamento para estudantes para rede municipal de ensino da região Oeste da capital natalense.

Nestes dois locais, a prefeita Micarla de Sousa apresentou aos alunos, professores, mães e demais funcionários, o conteúdo, item por item dos kits escolares e de fardamento. “São essas as crianças e adolescentes que aqui estão que serão o futuro do Brasil. É por isso que dentro de nossas metas a educação é uma prioridade, principalmente na educação infantil, quando passamos de 22 CMEIs existentes no início da administração para 74 destas unidades educacionais”, disse a prefeita.

“Este momento tem sua grandeza por sua simplicidade”, disse o secretário municipal de Educação (SME), Walter Fonseca. Ele destacou ainda que todas as vezes que se fala de futuro, de crianças e principalmente de educação, se fala em coisas grandiosas. “Esse fardamento não serve apenas para contribuir com a diminuição dos gastos dos pais com a educação dos filhos, mas para contribuir para identificação dos alunos, que dessa forma se sentem valorizados,” destacou o titular da SME.

A diretora da Escola Municipal Berilo Wanderley, Janilsa Pinheiro Borges, destacou a importância da entrega deste material para os estudantes, com reflexos no orçamento familiar. “Os 350 alunos que atendemos, de 6 a 12 anos, são originários de famílias carentes. Como os pais não gastam com a compra de material escolar, podem destinar esses recursos para outras necessidades, proporcionando mais qualidade de vida em suas famílias”, afirmou Janilsa Pinheiro.

A diretora do CMEI Missionário Odilon dos Santos, Solange Graciano, informou que na unidade de ensino serão beneficiadas com a entrega dos kits, 97 crianças, que estão entre 2 e 5 anos.

Kits
Os kits escolares são formados por lápis de cor, giz de cera, caneta esferográfica azul, lápis grafite, borracha para lápis grafite, caderno, régua, apontador, tesoura, cola líquida escolar, pintura a dedo, caneta hidrográfica, massa para modelar, destinado aos alunos do 1º ao 5º ano.

Já para os estudantes do 6º ao 9º ano, o kit é composto por lápis de cor, canetas esferográficas preta, azul e vermelha, lápis grafitesem borracha, borracha para lápis grafite, caderno universitário espiral, conjunto geométrico (composto por um transferidor, uma régua plástica e um par de esquadros), compasso escolar, apontador em plástico rígido, cola líquida escolar e caneta hidrográfica ponta fina.

O fardamento é formado por camisas com mangas curtas, camisetas regatas, bermudas, short saias, calças e pares de meia, dos mais diversos tamanhos, além de jalecos para os professores do ensino fundamental. Outro lote de fardamento é formado por pares de tênis.

Ao todo foram investidos nestes kits escoalres e fardamentos recursos de R$ 7,4 milhões, beneficiando pouco mais de 50 mil estudantes de 145 estabelecimentos municipais, entre CMEIs e escolas.