Ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Estes são alguns dos objetivos do Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos (SCFV), desenvolvido em Natal pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social ( Semtas).

O Serviço, que tem como público alvo as crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 15 anos incompletos, está beneficiando cada vez mais pessoas em seus oito núcleos. “Já estamos com 2.126 crianças e adolescentes atendidos, sempre trabalhando com o objetivo de garantir os direitos e a promoção do desenvolvimento desse público especial, em situação de vulnerabilidade”, ressalta Solange Pereira, diretora do Departamento de Proteção Social Básica – DPSB.

Além das atividades de convivência e culturais, o serviço também tem como propósito retirar crianças e adolescentes das situações de vulnerabilidade e risco social, bem como realizar acompanhamento familiar por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

“O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos possui caráter preventivo e proativo. Todas as ações que desenvolvemos são pautadas na defesa e afirmação dos direitos, e na capacidades e potencialidades dos jovens, com vistas ao alcance de alternativas para o enfrentamento da vulnerabilidade e risco social”, destaca o titular da Semtas, Alcedo Borges.

São desenvolvidas atividades que estimulam vivências, práticas e experiências do universo informacional, cultural e social das crianças e adolescentes. As oficinas e atividades trabalham o corpo, a mente e as interações sociais por meio de jogos matemáticos, esportivos, recreativos, jogos com palavras.

Os operadores cognitivos se desenvolvem por meio de dinâmicas, palestras, gincanas e atividades de campo. Além de desenvolver oficinas de artes plásticas (desenho, pintura e outras formas), teatro/dramatização, dança (regionais, modernas, clássicas), música (coral, instrumentos diversos), contação de histórias e estímulos a leituras.
Núcleos SCFV:
Cidade Nova – Travessa Getúlio Vargas, s/n – Cidade Nova.
Cidade da Esperança – Avenida Paraíba, 81 (Próximo ao CDCE).
Transpetro – Rua Otoniel Menezes, 30 – Santos Reis.
Casa da Juventude – Avenida Dr. João Medeiros Filho, s/n – Redinha.
Marinha Fuzileiros – Rua Marcelio Dias, s/n, Quintas. Fuzileiros Navais.
Dom Bosco – Avenita Guaratinguetá, 715, Gramoré.
Estação Rádiogonometrica da Marinha em Natal – Km 4, da BR 101 Guarapes.
Marinha Base Naval – Rua Silvio Pélico, s/n – Alecrim.