A Prefeitura do Natal, inaugura neste mês de junho os novos espaços dos núcleos do ProJovem Adolescente, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). A Casa da Juventude África será inaugurada nesta segunda-feira (4), às 15h00, na Avenida João Medeiros Filho, 7880 – Bairro da Redinha e na terça-feira (5), no mesmo horário, será a vez da abertura da Casa da Juventude de Igapó, na Rua Pacatuba, 2052 – Igapó.
A solenidade reunirá a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, o titular da Semtas, Alcedo Borges, além de beneficiados e cidadãos da comunidade. A inauguração de mais duas novas Casas da Juventude é uma importante ação em prol do protagonismo juvenil. "Haverá apresentações culturais dos adolescentes que fazem parte do Programa, e também vamos ter a chance de explicar para toda a comunidade o método de trabalho e planejamento que serão executados no decorrer deste ano”, explica Kália Trajano, coordenadora geral do ProJovem Adolescente em Natal.
O ProJovem Adolescente, que atende atualmente 2.200 jovens natalenses, possui 10 núcleos distribuidos pelas 4 regiões da cidade. Estes núcleos estão sendo transformados, tendo seus serviços ampliados, e por isso, estão ganhando novo nome: Casa da Juventude. Todos os núcleos serão reinaugurados agregando importantes serviços da Semtas, como é o caso da lan house pública – Telecentros Comunitários.
“O ProJovem é um dos principais Programas desenvolvidos pela Semtas. Sabemos da importância dele dentro das comunidades, e seu impacto na vida de cada jovem, que a partir do momento que entra em contato com a nossa equipe faz a escolha pela vida positiva, pelo crescimento pessoal, social e até o despertar profissional", reflete o Secretário da Semtas, Alcedo Borges.
Programa ProJovem Adolescente
Desenvolve ações sócio-educativas para garantir a convivência familiar e comunitária de jovens, criando condições para sua inserção, reinserção e permanência no sistema educacional. O Projovem atua na promoção da qualificação social e profissional; no desenvolvimento de habilidades e aptidões; valorização da participação social dos jovens; ampliação das referências e oportunidades de acesso à cultura; promoção à saúde; acesso às atividades esportivas; acesso à tecnologia digital, dentre outros.
É voltado para adolescentes com idade entre 15 e 17 anos, priorizando aqueles pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, egressos de medidas sócio-educativas de internação ou em cumprimento de outras medidas, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) ou vinculados a programas de combate ao abuso e à exploração sexual.
O programa atende a 2.200 jovens. Nos últimos três anos, o programa beneficiou 5.700 adolescentes, sendo 2.200 somente em 2011.
Atualmente o programa conta com 10 núcleos:
Cras Guarapes - Rua Novo Guarapes,s/n – Guarapes
Núcleo de Mãe Luiza - Rua João XXIII, 573 - Mãe Luiza.
Núcleo Santarém - Rua Tarauacá, 272 – Conj. Santarém - Potengi.
Núcleo Santa Catarina - Rua Tijuca, 2886, Conj. Santa Catarina - Potengi.
Núcleo do Planalto - Rua Dom Antônio de Almeida Lustosa, 70 A – Planalto
Núcleo das Quintas - Rua Mário Negócio, 2033 – Quintas
Núcleo da África - Avenida João Medeiros Filho, 7880 – Redinha.
Núcleo de Nossa Senhora Da Apresentação - Rua Couto Magalhães, 5 A, Conj. Vale Dourado - Nossa Senhora da Apresentação.
Núcleo de Igapó - Rua Pacatubá, 2052 - Igapó.
Cras Felipe Camarão