A Feira Livre do bairro das Quintas foi a primeira a ser beneficiada pelo Processo de Padronização que começou a ser implantado neste final de semana pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Instalada em novo local, na Rua Pedro Novoa, a feira das Quintas que antes funcionava na Rua São Geraldo, ganhou um espaço maior e com a divisão dos alimentos por setores, como acontece nos supermercados.
Clientes e feirantes aprovaram as mudanças. No novo espaço que contorna o mercado público do bairro, a feira obedece a uma sequencia setorial, com áreas definidas para carne, cereais, frutas, verduras, confecções, ferragens e alimentação pronta, entre outros.
“Tivemos aprovação dos feirantes, clientes e moradores do bairro. Isso nos deixou muito felizes, pois para fazer essas mudanças foi preciso um trabalho de conscientização explicando as melhorias vindas com a padronização”, disse o diretor do Departamento de Feiras e Mercados, Alexsandro Rocha.
Desde que foi iniciado o processo de padronização todos os comerciantes da feira foram cadastrados na Semsur e receberam autorização para comercializar um determinado tipo de produto. Caso algum deles queira mudar de setor terá que realizar um novo cadastramento, com isso a banca mudará posição e a autorização anterior será cancelada.
Atualmente 120 feirantes estão cadastrados na secretaria e a feira possui cerca de 250 bancas. “Quem não se cadastrou não pode comercializar. Realizamos três convocações, com envio de notificações, quem não procurou a Semsur ficou sem direito de vender na feira das Quintas”, esclarece o diretor do Departamento de Feiras e Mercados.
A próxima etapa do processo será a troca das bancas que passarão a ser de aço inox ou galvanizado e, em algumas delas, será possível colocar gelo para refrigerar os produtos expostos. No próximo domingo os feirantes autorizados irão receber crachás de identificação e o local será sinalizado com placas divisórias de setores. O mercado do bairro servirá de ponto de apoio, inclusive para utilização dos banheiros e como ponto fixo dos fiscais da Semsur.
Alexsandro Rocha explica que essa foi a primeira etapa do processo de padronização da feira das Quintas e que ainda não foi concluído. Quando tudo estiver funcionando plenamente serão realizadas as adequações em outra feira e assim, gradativamente, todas as feiras de Natal serão padronizadas.