A prefeita Micarla de Sousa entregou na tarde desta segunda-feira, mais uma Casa da Juventude de Natal, beneficiando deste vez a Comunidade da África, na Redinha. As Casas da Juventude são coordenadas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).

Segundo secretário Municipal de Trabalho e Assistência Social, Alcedo Borges Júnior, “a Semtas realiza um trabalho de ressocialização de adolescentes e jovens através da arte e educação, proporcionando não apenas a melhoria enquanto cidadão, mas também a prevenção e combate às drogas e fortalecendo o vínculo familiar”.

A prefeita Micarla lembrou sua felicidade em inaugurar novas Casas da Juventude. “Não há maior investimento que o feito em jovens, contra as drogas e contra a violência. Esta casa atende 100 jovens, e cada uma das casas tem o seu jeito diferente, porém todas com uma linguagem única, a linguagem da cultura, contra a violência. A prefeitura, em nossa gestão não vai desistir de vocês. Investimos com recursos próprios e estaremos entregando ainda hoje o novo telecentro”, comemorou a Micarla.

A Casa da Juventude de Natal da África é quarta inaugurada. Já foram entregues as casas do Conjunto Santa Catarina, Nossa Senhora da Apresentação e Potengi. Serão inauguradas em breve as Casas da Juventude de Igapó, Santarém, Quintas, Mãe Luiza, Felipe Camarão e Guarapes e Planalto.

O Programa Projovem Adolescente desenvolve ações sócio-educativas para garantir a convivência familiar e comunitária de jovens, criando condições para sua inserção, reinserção e permanência no sistema educacional.

O Projovem atua na promoção da qualificação social e profissional; no desenvolvimento de habilidades e aptidões; valorização da participação social dos jovens; ampliação das referências e oportunidades de acesso à cultura; promoção à saúde; acesso às atividades esportivas; acesso à tecnologia digital, dentre outros.

É voltado para adolescentes com idade entre 15 e 17 anos, priorizando aqueles pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, egressos de medidas sócio-educativas de internação ou em cumprimento de outras medidas, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) ou vinculados a programas de combate ao abuso e à exploração sexual.

Aqui em Natal, o ProJovem Adolescente é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), e tem como missão beneficiar cada vez mais jovens em situação de vulnerabilidade social.

Para tanto, entre os dias 28, 29 e 30 de maio o projeto recebe mais 30 novos profissionais que terão a responsabilidade de gerar oportunidades de melhorias na vida dos adolescentes que integram o projeto. A capacitação acontecerá na Casa da Juventude situada no conjunto Santa Catarina, Potengi, sempre das 8h às 15h.

Vivenciando o que encontrarão no ambiente de trabalho os jovens aprendem no projeto conceitos de ética, disciplina e responsabilidade, propulsores do sucesso profissional e mantedores da mudança de realidades sociais.

A Semtas já beneficiou 5.700 jovens por meio do Programa; e hoje, assiste um total de 2.200 adolescentes.

O Projovem conta com 60 profissionais que se dividem entre orientadores sociais, facilitadores culturais, professores especializados em dança, arte, esporte e lazer. Profissionais que fazem do Programa Projovem um exemplo de sucesso.
Atualmente o programa conta com 10 núcleos:
o CRAS Guarapes - Rua Novo Guarapes,s/n – Guarapes
o Núcleo De Mãe Luiza - Rua João XXIII, 573 - Mãe Luiza.
o Núcleo Santarém - Rua Tarauacá, 272 – Conj. Santarém - Potengi.
o Núcleo Santa Catarina - Rua Tijuca, 2886, Conj. Santa Catarina – Potengi.
o Núcleo do Planalto - Rua Dom Antônio de Almeida Lustosa, 70 A – Planalto
o Núcleo das Quintas - Rua Mário Negócio, 2033 – Quintas
o Núcleo da África - Avenida João Medeiros Filho, 7880 – Redinha.
o Núcleo de Nossa Senhora da Apresentação - Rua Couto Magalhães, 5 A, Conj. Vale Dourado - Nossa Senhora da Apresentação.
o Núcleo de Igapó - Rua Pacatubá, 2052 - Igapó.
o CRAS Felipe Camarão