A administração da Unidade Básica de Saúde de Mirassol quer tornar o seu atendimento mais humanizado. Com esse objetivo, reuniu os seus funcionários e alguns usuários na manhã desta quarta-feira, 6, para apresentar os Cadernos de Atenção Básica de Acolhimento a Demanda, elaborados pelo Ministério da Saúde.
A apresentação, que foi iniciada com uma dinâmica sobre o que significa acolhimento, foi feita pela estudante do curso de nutrição do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI), Lays de Oliveira Silva. O exercício contou com a participação de assistentes sociais, técnicos de enfermagem, enfermeiros, nutricionistas, estagiários e demais funcionários, além de usuários.
“Este é um momento importante para todos nós. Paramos a unidade para trabalhar os funcionários para a prática das normas contidas na cartilha”. A afirmação foi feita pela diretora Márcia Barreto que chamou a atenção do grupo para uma reflexão sobre a importância de cada um para a unidade. “Todo mundo, direta ou indiretamente, é responsável pelo acolhimento que deve ser feito com harmonia e bom relacionamento para alcançar o objetivo”.
A UBS de Mirassol está passando por uma série de ações de intensificação do processo de humanização. “Dentro dessa perspectiva, trabalhamos o acolhimento com todos os funcionários da unidade para melhorar as ações desenvolvidas, ressaltou a nutricionista Poliana de Oliveira. Segundo ela, a cartilha irá nortear o acolhimento dentro da unidade orientando, quando necessário, o paciente e sua família a outros serviços de saúde.
Eliene Monteiro, de 73 anos, tem plano de saúde, mas de vez em quando procura atendimento na unidade. “Venho sempre aqui, não só pela comodidade de morar perto e sim pelo atendimento que é bom e superior a muitas unidades do município. Aqui, sempre fui bem atendida mais a cartilha chegou e com ela deve melhorar ainda mais o atendimento feito não só por um mais por todos os funcionários”.
CARTILHA
De acordo com a cartilha apresentada, o acolhimento, na perspectiva da demanda espontânea, é feito considerando os seguintes passos: Agilizar o tempo de atendimento evitando esperas desnecessárias; organizar a unidade e o trabalho de equipe para evitar situações imprevistas; e demonstrar capacidade para analisar as demandas que surgem sem agendamento prévio, entre outros.