O Programa Projovem Adolescente, realizado pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, estende suas atividades inaugurando mais dois novos espaços. Os núcleos serão entregues à comunidade nesta terça-feira, dia 12 de junho, no Conjunto Santarém, Rua Tacuracá, 272, bairro Pontegi, às 15h. E no dia 14 de junho, na Casa da Juventude, situada na Av. Drº João Medeiros Filho, Redinha, igualmente às 15h.
O Projovem beneficiou mais de 5.700 adolescentes com idade entre 15 e 17 anos, nos seus 10 núcleos que atuam na promoção da qualificação social e profissional. Atualmente, o programa atende a 2.200 jovens. A inauguração dos dois novos núcleos dará continuidade ao trabalho de desenvolvimento das habilidades e faculdades sociais e educativas ampliando para mais 1.100 novos jovens uma educação especializada enriquecida pela valorização da cultura, esporte e acesso a tecnologia digital.
“É urgente e imprescindível que haja uma renovação e fortalecimento da educação dos nossos jovens, nossa meta é continuar ampliando nossos trabalhos a fim de contribuir com a inclusão desses indivíduos, assim como proporcionar qualidade no serviço social, no intuito de erradicar o problema da evasão escolar e social”, ressalta o titular da Semtas, Alcedo Borges
O programa Projovem se principia na constituição de uma educação básica para jovens voltada para a cidadania. Essa construção de uma educação diferenciada para adolescentes não se resolve apenas garantindo a viabilização de vagas, mas, principalmente oferecendo-se um ensino de qualidade, aplicado por profissionais aptos a congregar em seu trabalho as inovações nas distintas áreas de conhecimento e de incorporar as mudanças sociais e a suas consequências na educação. “A importância de se investir na educação de jovens no Brasil reside, primeiramente, no reconhecimento dessas pessoas como sujeitos de um direito que é universal “, reforçou a Coordenadora do programa, Kália Trajano.
O programa conta hoje com 60 profissionais que se dividem entre orientadores sociais, facilitadores culturais, professores especializados em dança, arte, esporte e lazer. Profissionais que são responsáveis pelo encaminhamento dos jovens as novas e melhores realidades sociais, missão do Programa Projovem Adolescente.
O programa funciona nos seguintes endereços:
CRAS Guarapes - Rua Novo Guarapes,s/n – Guarapes
Núcleo De Mãe Luiza - Rua João XXIII, 573 - Mãe Luiza.
Núcleo Santarém - Rua Tarauacá, 272 – Conj. Santarém - Potengi.
Núcleo Santa Catarina - Rua Tijuca, 2886, Conj. Santa Catarina - Potengi.
Núcleo do Planalto - Rua Dom Antônio de Almeida Lustosa, 70 A – Planalto
Núcleo das Quintas - Rua Mário Negócio, 2033 – Quintas
Núcleo da África - Avenida João Medeiros Filho, 7880 – Redinha.
Núcleo de Nossa Senhora aa Apresentação - Rua Couto Magalhães, 5 A, Conj. Vale Dourado - Nossa Senhora da Apresentação.
Núcleo de Igapó - Rua Pacatubá, 2052 - Igapó.
CRAS Felipe Camarão