Discutir a ocupação das áreas públicas e as ações relacionadas à infra-> estrutura, para implantação de conjuntos habitacionais destinados a famílias  de baixa renda, na região do Guarapes, foi o tema da reunião nesta manhã de
terça-feira (21), na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e > Urbanismo (SEMURB). A reunião teve como objetivo propor uma grande > articulação entre as secretarias,no intuito de utilizar de maneira inteligente e integrada os espaços urbanos.

O processo de discussão e elaboração destas ações contou com a participação  de representantes da Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturanbtes (SEHARPE),  Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS),  Secretaria Municipal de Obras e Infra-estrutura (SEMOPI), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação ( SME), Secretaria Municipal do Esporte e da Juventude (SEJEL) e Companhia de Serviços Urbanos (URBANA).  Foram discutidos pontos pertinentes ao plano de ocupação urbana e a > instalação dos demais equipamentos públicos.

Segundo o Chefe do Departamento  de Geoinformação, Reginaldo Vasconcelos, a Semurb é a responsável pela
delimitação das áreas e pelo licenciamento. “O objetivo é tornar esta área  não ocupada em um local urbanizado com toda infra-estrutura”, explicou.

A SEMURB atuará emitindo notificações para a desocupação de edificações  irregulares, enquanto a SEHARPE irá trabalhar na construção das habitações e  transferência das famílias. As demais secretarias envolvidas irão contribuir
com ações para que o local possua os equipamentos públicos necessários para  o bem estar das famílias. Estão previstas a construção de creches, escolas,  posto de saúde e quadras poli esportivas. Além de soluções de coleta de
resíduos (lixo) e projetos e programas sociais da prefeitura.

De acordo com o secretário da SEMURB, Kalazans Bezerra é preciso  planejar. “È importante a integração entre as secretarias do município, para > isso a Semurb irá cumprir o seu papel”, afirmou.