As avenidas de Natal contempladas com o Projeto Via Livre da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), antiga STTU, tiveram uma melhora nos seus índices de segurança pública entre maio e o dia 22 de julho de 2009.

Números divulgados pela polícia mostram que na Avenida Jaguarari, cujo projeto começou no mês de março, a diminuição dos índices de criminalidade foi de mais de 50%. Em maio foram registradas 50 ocorrências, enquanto nos 22 primeiros dias do mês de julho foram registradas 21.

Na Romualdo Galvão, foram 22 ocorrências em maio, 21 em junho e 16 nos 22 dias de julho. Na São José, foram 46 ocorrências em maio, 36 em junho e 23 até 22 de julho.

Os dados policiais são do Núcleo de Análise Estatística da Secretaria de Segurança Pública, com assinatura do secretário adjunto de Segurança, João Eider Furtado de Medeiros.

Segundo o secretário João Eider, a presença maior de fiscalização nas avenidas, mesmo que tenha sido implementada em caráter administrativo de trânsito, reflete uma presença maior do Estado nas ruas e isso afugenta iniciativas de infrações.

João Eider elogiou o fato da SEMOB ter disponibilizado para a Polícia as imagens de suas câmeras de vídeo que monitoram o trânsito nas avenidas do Via Livre. Em parceria, a Polícia também vai disponibilizar suas imagens de vigilância de algumas ruas da cidade para serem utilizadas em prol da melhoria da fiscalização de trânsito.

O secretário de Mobilidade Urbana, Kelps Lima, declarou que a constatação de que o Via Livre faz bem também à Segurança Pública fará com que a Secretaria se empenhe ainda mais na implantação do projeto em outros corredores da cidade.

Até o final do ano a SEMOB pretende concluir o concurso para contratação de novos agentes de trânsito e com isso reunir equipes suficientes para ampliar o Via Livre.