Após quatro consecutivas sem registrar aumento, nesta semana a cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal registra variação positiva. Nesta semana os preços estão, em média, 1,07% mais altos em relação à semana passada. Entretanto, a variação acumulada nas últimas quatro semanas negativa (-0,26%). O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – subiu de R$ 323,78 para R$ 327,25.

A pesquisa é realizada semanalmente pelo Procon Natal – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais vinte e sete (27) subiram esta semana e treze (13) sofreram redução.

Os produtos industrializados e semi-elaborados subiram 0,84%, os legumes, frutas e verduras subiram 2,51%, e os produtos de higiene e limpeza, (+2,51%).

Os maiores aumentos da semana foram observados na macaxeira (+20,5%), fubá pré-cozido (+11,0%), cebola pera (+10,6%), açúcar cristalizado (+5,9%), sal refinado (+5,3%) e café moído (+5,2%).

Por outro lado, a pesquisa do Procon Natal detectou redução em alguns itens, dentre os quais, no feijão carioquinha tipo 1 (-6,9%), batata doce (-6,6%), alface (-4,4%), tomate (-4,0%) e filé de merluza congelado (-4,0%).

Custo da cesta básica por estabelecimento

Segundo ponderação dos técnicos do PROCON MUNICIPAL a cesta básica mais barata, era a do supermercado NORDESTÃO – AV. SALGADO FILHO (LAGOA NOVA) (R$ 292,55). A diferença entre o maior e o menor custo da cesta básica entre os estabelecimentos pesquisados é de 22,7% (equivalendo a R$ 66,51).

Nesta semana o custo médio da cesta básica estava 13,4% mais caro nos hipermercados (R$ 347,82) do que nos supermercados (R$ 306,69). A maior diferença ocorre nos hortifrútis, que esta semana estavam, em média, 62% mais caros nos hipermercados do que nos supermercados.

Custo da Cesta básica por estebelecimento