Estratégias conjuntas para ampliar ações e obter melhores resultados. Esse foi o pensamento que norteou o encontro da secretária de Saúde Ana Tania Lopes Sampaio, com a secretária adjunta da Ação Social, Manuella Dantas, técnicos das duas secretarias e gerentes dos distritos sanitários de Natal. Entre as ações discutidas estão a cobertura do PSF, a criação do núcleo de assistência às vítimas de violência, ações específicas da saúde dentro das casas de apoio da Semtas, atenção ao idoso e usuários inseridos em programas como tuberculose e AIDS.

“Nossa idéia é trabalhar de forma integrada, saúde e assistência social, para ampliar nossas coberturas e garantir melhor atenção aos usuários. Esta é a terceira reunião minha aqui na secretaria com a equipe da Semtas e os resultados desde nosso trabalho já começam a aparecer. Um exemplo é o crescimento da cobertura das famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família, que quase dobrou em relação ao ano passado. devemos comemorar e trabalhar por resultados ainda melhores”, destacou Ana Tania.

Os números aos quais se refere a secretária são o resultado do acompanhamento das equipes de Saúde aos beneficiados pelo Bolsa família que passou da média de 23 para 43% (ver gráfico em anexo). “Fruto de um trabalho de maior envolvimento dos profissionais da rede básica e do Programa Saúde da família”, destacou a coordenadora do PSF, Ariane Macedo. Ela também aponta o maior envolvimento das secretaria de saúde e Assistência Social nesse resultado e acredita que dá para alcançar 100% da cobertura. “Essa é nossa meta, inclusive estamos treinando nossos profissionais para isso”, garantiu.

Treinamento e Atendimento

Como parte da estratégia de ação para aumentar a cobertura do Programa Bolsa Família na Saúde em Natal, os profissionais de saúde participam de treinamentos e oficinas interativas com especialistas do Programa. A idéia é debater e tirar dúvidas com os palestrantes a respeito do Bolsa Família e aprimorar as ações intersetoriais, montando estratégias para localização e acompanhamento das famílias beneficiadas pelo programa.

Em Natal, o Bolsa Família atende mais de 41 mil família. É um programa de complementação de renda para pessoas de baixa renda que estão abaixo da linha da pobreza, que é desenvolvido na capital de forma integrada entre as secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.

Da mesma forma que na Educação, os beneficiados com o Programa devem manter os filhos na escola, na área da Saúde, as famílias beneficiadas têm obrigação de manter em dia os cartões de vacinação das crianças até 6 anos e 8 meses, além de duas vezes por ano procurar as unidades de saúde para acompanhamento de crescimento e desenvolvimento. Também é necessário que as mulheres atendidas pelo Bolsa Família, entre 14 e 45 anos, sejam atendidas com pré-natal, consultas médicas e acompanhamento nutricional. Para isso, as famílias que não estão nas áreas de cobertura do PSF devem procurar as unidades de saúde mais próximas de sua casa levando o cartão do programa, que serve também para controle dos profissionais da saúde sobre a cobertura do atendimento.



Gráfico