A Prefeitura de Natal é uma das parceiras do projeto Agentes Locais de Inovação (ALI), desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançado na noite desta terça-feira (28) no auditório da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio). Na solenidade foram diplomados os primeiros 30 agentes responsáveis pelo contato com as empresas parceiras do programa.

O ALI será desenvolvido inicialmente no bairro do Alecrim, com 1,5 mil empresas. O objetivo é promover a inovação desses empreendimentos, seja através da capacitação de seus funcionários, modificação da vitrine, implantação de software e gestão administrativa, ente outros. As visitas dos agentes começarão a partir de agosto.

“O Alecrim tem uma grande importância para economia de Natal, daí a importância deste projeto, que terá todo o nosso apoio para o sucesso de seus objetivos”, afirmou a titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Rosy de Sousa, representante da prefeita Micarla de Sousa no evento.

Para o superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte, José Ferreira de Melo Neto, a iniciativa “consiste em sensibilizar os comerciantes do Alecrim, que tenham mais de três anos de atuação no bairro para implantação de inovações que possibilitem o crescimento econômico da região”.

Dentre os objetivos do trabalho, está a difusão de inovações em produtos, serviços, processos de produção e marketing em 100% das empresas atendidas, que constituem cerca de 40% do número de micro e pequenas empresas do bairro do Alecrim. “Faremos a ligação entre os empresários do Alecrim e as entidades parceiras”, explicou o superintendente do Sebrae/RN.

Mapa

Através de um cadastro elaborado a partir de dados do Cadastro Empresarial (CEMP) do Sebrae/RN, será criado um mapa do bairro do Alecrim, dividindo-o de acordo com a concentração de empresas. O RN é o terceiro estado do Brasil a capacitar ALI como alternativa para o desenvolvimento econômico local, sendo, inclusive, o pioneiro na região Nordeste.

Participaram do evento e atuam como parceiros do ALI, o secretário estadual de Trabalho, Habitação e da Assistência Social (Sethas), Fabian Saraiva, além de representantes da Associação Comercial e Empresarial do Rio Grande do Norte (ACRN), Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), Caixa Econômica Federal, Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern) e Senac/RN.