As famílias que moravam embaixo do viaduto do Baldo fazem parte do passado. A Prefeitura de Natal encerrou, na manhã desta quarta-feira (29), o trabalho de remoção dos últimos nove barracos do local.

Por meio de uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), os últimos moradores, aqueles sem familiares em Natal ou no interior do Estado, passam agora a ser atendidos pelos serviços sociais da Prefeitura.

Para Kalazans Bezerra, titular da Semurb, a iniciativa do executivo municipal soluciona uma questão “urbana, ambiental e social”. “A Prefeitura tem o papel de deixar a cidade organizada urbanística e ambientalmente e, ao mesmo tempo, ter a preocupação social com relação às famílias de baixa renda. É um trabalho feito de forma lenta, porque precisamos respeitar as pessoas, mas estamos oferecendo um tratamento adequado para quem vivia praticamente sem dignidade”, disse o secretário.

Segundo a secretária adjunta de assistência social da Semtas, Manuela Costa Lima, o trabalho começou desde o início deste ano. “Fizemos a identificação, porque ninguém tinha documentação nenhuma, conscientizamos a todos de que aqui não havia condições para eles permanecerem e conseguimos transferi-los para um local adequado. Na verdade, foi todo um trabalho de decência humana”, afirmou.

Para evitar mais uma vez a ocupação do lugar, a Prefeitura,por meio da Semsur, iniciará um trabalho de urbanização da área, não só abaixo do viaduto como no canteiro central do Baldo, contribuindo para a arborização da área.