Estimular a sensibilização ambiental através da arte. Esse é o objetivo do Projeto “Planeta em Cena” desenvolvido pela Secretária Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Durante toda a manhã desta quinta-feira (30), crianças e adolescentes do bairro de Felipe Camarão, zona Oeste da capital, puderam desfrutar de um momento destinado à educação ambiental através das ações do Departamento de Ação Sócio-ambiental.

A apresentação ocorreu às 9 horas da manhã na Igreja Católica do bairro, envolvendo crianças e adolescentes do Programa de Desenvolvimento de Área (PDA) Caminhos do Sol da ONG Visão Mundial, dos seis aos treze anos de idade.

A peça teatral, montada pela equipe do Setor de Educação Ambiental da secretaria, conta a história do “Ipê Amarelinho” uma linda árvore, grande e forte que vivia numa imensa floresta cheia de bichinhos e estava sendo ameaçado pelas queimadas para produzir carvão. Segundo a arte–educadora da Semurb, Regiane Fernandes, o Projeto é apresentado com mamulengos seguido de oficina. “As crianças assistem a peça e depois produzem um mural com os trabalhos confeccionados por elas”, explica.

A oficina de percepção ambiental tem o objetivo de sensibilizar as crianças para a importância de se preservar o meio ambiente. Através de desenhos, colagem e pintura elas mostram o que aprenderam durante a apresentação. De acordo com a Coordenadora do Projeto de Saúde e Educação da ONG Visão Mundial, Mirian Costa, desde março deste ano, a Semurb tem desenvolvido atividades com a ONG. “Nós temos a necessidade de trabalhar de forma lúdica a Educação Ambiental com nossas crianças. E esse trabalho em parceria com a Semurb tem sido muito importante”, afirma.

Os trabalhos no bairro de Felipe Camarão tiveram início na terça-feira (28), e se encerram amanhã, sexta-feira (31) na Casa Ágape, fechando um ciclo de trabalho na comunidade. A equipe é formada por arte educadores e técnicos em recreação da Semurb e as apresentações duram cerca de 1 hora e meia. As ações de educação ambiental poderão ser agendadas através do site www.natal.rn.gov.br/semurb ou com Haline Costa pelos fones 3232 5611 e 8866-5486.