Especialistas discutem problemas de visão em crianças


Especialistas discutem problemas de visão em crianças

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira (16), o I Seminário de Saúde Ocular. O evento contou com a participação da secretária Ana Tânia Sampaio, do secretário estadual de saúde – Dr. George Antunes e do representante do Ministério da Saúde coordenador do Programa de Saúde Ocular – Dr. Alexandre Taleb.

“Nosso objetivo aqui foi traçar diretrizes para uma política municipal de saúde ocular. Temos que trabalhar de forma articulada para dar assistência à população.” destacou a secretária municipal.

O seminário discutiu a Política de Atenção em Oftalmologia a ser implantada em todas as unidades federadas, visando identificar problemas visuais na população escolar na faixa entre 7 a 14 anos, das escolas públicas, bem como dos estudantes na faixa etária acima de 15 anos que fazem parte do Programa Brasil Alfabetizado e na população acima de 60 anos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, 30% das crianças em idade escolar e a maioria dos adultos com mais de 40 anos apresentam problema de refração que interfere no seu desempenho diário e, conseqüentemente, na sua inserção social e em sua qualidade de vida.

Isso mostra a necessidade de realização de novas ações que atendam com maior resolutividade à crescente demanda ampliando o acesso da população aos serviços de oftalmologia.

Dentre os esforços institucionais na tentativa de minimizar tais problemas estão às campanhas nacionais de cirurgia de catarata e de retinopatia diabética, devolvendo a visão a um grande contingente populacional.

O Ministério da Saúde/MS e o Ministério da Educação/MEC, em atuação conjunta, estão implantando o Projeto Olhar Brasil com objetivo de garantir, inicialmente à população identificada como prioritária, o direito adquirido de ter acesso à educação e saúde, resultando no bem estar do individuo e no fortalecimento da cidadania.

Em Natal já foi lançado um novo projeto para melhorar o sistema de saúde ocular do município. O Projeto Caravana da Saúde Escolar vai proporcionar aos estudantes e professores da rede municipal de ensino de Natal a oportunidade de passar por exames que vão diagnosticar possíveis problemas de audição e visão, adquiridos ao longo da vida.

O estabelecimento de ensino do Planalto será o primeiro de uma série de 67 escolas municipais a receber a caravana, que será realizada uma vez por semana em cada local, com ações de promoção à saúde. Irão atuar oftalmologistas, fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas, que também farão um trabalho preventivo.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389