Semdes cria comissão para modernização da Guarda Municipal

A previsão é que nos próximos 120 dias esteja pronto o primeiro relatório da comissão.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes) está trabalhando para reestruturar e modernizar a Guarda Municipal. Uma comissão foi criada na semana passada com o objetivo de repensar a instituição, criando propostas viáveis que serão apresentadas à prefeita Micarla de Sousa.

A comissão, criada pela portaria número 0008/2009 de 9 de novembro de 2009, será formada por profissionais da Semdes e membros da Guarda Municipal. Ainda foram convidados a participar representantes das Secretarias Municipais de Saúde, de Planejamento e de Gestão de Pessoal, além da OAB, do Ministério Público, da Câmara Municipal, da Ouvidoria Municipal e do Sindicato dos Servidores Públicos de Natal.

A ideia inicial da comissão é a de produção de um diagnóstico dos principais pontos que necessitam de mudanças dentro da Guarda, baseado no método de análise SWOT (usando-se mapas mentais), no qual serão investigados os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. A proposta é que nos próximos 120 dias esse primeiro trabalho esteja concluído.

Para o titular da Semdes, Sérgio Leocádio, é preciso a realização de uma reforma no estatuto da Guarda Municipal e que o novo documento traga de maneira equilibrada os direitos e deveres da corporação. “Eu acredito que uma Guarda cidadã nas ruas irá ajudar a melhorar a segurança da nossa população. Também temos que repensar as missões da Guarda Municipal e a sua atuação na cidade”, ressaltou
.
O secretário-adjunto da Semdes, José Davim, será o presidente da comissão. Ele explicou quais os pontos que deverão sofrer modificações: “É preciso repensar a Guarda Municipal e com isso tentar minimizar disfunções. Também é importante realizarmos uma análise da carreira, modificação nas atribuições desses guardas e cuidar da saúde física e mental desses profissionais, tudo isso com intuito de melhorar a segurança pública da nossa cidade”.

O comandante da Guarda Municipal, João Giderlan Alves tem boas expectativas quanto ao projeto. “Acredito que dentro de três ou quatro meses já iremos notar mudanças na Guarda Municipal, pois essa reestruturação irá ajudar a repensar a instituição, dando o apoio que falta para que a corporação trabalhe com plenitude”.

Também estiveram presentes ao encontro o comandante do Grupamento de Ação Ambiental, Geraldo Maia, representantes da Guarda que comporão a comissão, a secretária adjunta da Sempla, Selma Menezes, o secretário adjunto da SMS, Sérvulo Medeiros, e o adjunto da Segelm, Ricardo Carvalho.