Projovem Adolescente promove I Mostra de Profissões

O ProJovem Adolescente do Núcleo Panatis II, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), realiza nesta quinta-feira (9) a “I Mostra de Profissões”, destinada aos alunos do programa. A Mostra acontece na sede do núcleo do Projovem do Conjunto Panatis II, a partir das 9h, com momentos de
aprendizagem sobre várias profissões até às 17h. O evento pretende receber aproximadamente 400 jovens durante a programação.

A Mostra, de acordo com a coordenadora do Programa no Panatis II, Alessandra Farias, faz parte do primeiro módulo do Ciclo II do traçado metodológico do Projovem Adolescente, o qual contempla a inserção do jovem no mundo do trabalho. “O tema também complementa as ações coletivas dos projetos de orientações profissionais, possibilitando uma melhor aprendizagem sobre o mercado de trabalho e as novas tendências que estão sendo exploradas na atualidade”, explica a coordenadora.

Com a finalidade de criar um espaço de debate e conhecimento sobre o mercado de trabalho, a temática abordada na Mostra tem dois objetivos: o primeiro é o de orientar os jovnes na busca pelo conhecimento das aptidões e interesses, para que assim, possam construir um projeto pessoal e coletivo, visando o desenvolvimento
profissional; E o segundo objetivo é o de promover a apropriação de conhecimentos sobre o mundo do trabalho com uma visão crítica, partindo de uma atitude proativa na perspectiva da inserção produtiva no mercado.

Na ocasião serão ministradas palestras por profissionais de diversas áreas e instituições de ensino superior da cidade, além também da prestação de alguns serviços para os jovens. “Nós teremos no evento a participação de inúmeros profissionais, desde o setor jurídico à área de produção cultural, que ministrarão palestras aos jovens. Ofereceremos também um sessão de vídeos que apresentarão maneiras de comportamento frente ao mundo do trabalho, além das exigências que o mercado impõe. Os profissionais dos Centros Públicos irão oferecer serviços de eleza, como corte de cabelo e manicure para os adolescentes”, finaliza a coordenadora.