A Vigilância Sanitária de Natal (VisaNatal) segue atuando para garantir que os serviços oferecidos para a população sejam da melhor qualidade possível. Nesta segunda-feira (9), o Núcleo de Informação, Comunicação e Educação (NIEC), em conjunto com o Serviço de Plantão, promoveu uma capacitação para os estabelecimentos que irão trabalhar na venda de alimentos durante o Carnatal 2019, que acontece entre os dias 12 e 15 de dezembro. 

 

O foco da instrução foi explicar para os representantes dos estabelecimentos o que determina a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) número 43 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que estabelece regras sobre a prestação de serviços de alimentação em eventos de massa, incluindo requisitos mínimos para avaliação prévia e funcionamento de instalações e serviços relacionados ao comércio e manipulação de alimentos e definição de responsabilidades. 

 

“A maior preocupação é que os alimentos que são servidos para a população sejam alimentos seguros, que não venham causar nenhum tipo de problema de saúde para quem estiver participando do evento”, destacou André Luiz de Lima, chefe do Plantão da Vigilância Sanitária de Natal. 

 

A VisaNatal também fará uma inspeção nesses estabelecimentos durante os quatro dias do evento. Na ocasião, serão verificadas as ações de boas práticas para cada setor, como questões sanitárias, ambientais e nutricionais. O principal objetivo é evitar que consumidores e trabalhadores tenham acesso a produtos que possam apresentar algum risco à saúde. “Higienização das mãos, pias de lavagem, vetores e pragas urbanas, temperatura de equipamentos e produtos alimentícios. Tudo isso é observado”, explicou André. 

 

Festival Halleluya 

Além do Carnatal, a Vigilância Sanitária de Natal também estará presente no Festival Halleluya, que ocorre entre os dias 13 e 15 de dezembro, no anfiteatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As equipes já fizeram capacitações com os comerciantes e estarão durante os três dias inspecionando os estabelecimentos.