Com o propósito de contribuir com uma rotina ligada ao universo da escola para os estudantes neste período de isolamento por causa da pandemia do coronavírus, o diretor administrativo-financeiro da Escola Municipal Professora Maria Dalva Gomes Bezerra, Rap Lima, que é professor de História da Rede Municipal de Ensino há nove anos, lançou esta semana a segunda edição do livro “Crianças Enxeridas” escrito por ele e que tem como objetivo o jogo do RPG. A nova edição está disponível na internet para download gratuito no site

“O Crianças Enxeridas Edição Especial é um livro de RPG, focado em investigação infantil. É um jogo com regras simples para você se divertir com a família. Essa edição tem ilustrações completamente novas, pelas mãos do Ricardo Gimenes. Se você é fã de Stranger Things, Hilda, Scooby-doo ou até Gravity Falls, esse jogo tenta emular de forma simples esses desenhos animados, e outros que você queria jogar e até inventar”, destaca Raphael que também é graduado em Ciências da Religião e tem especialização em Teoria e Metodologia da História.

O livro pode ser lido e jogado por toda família e é direcionado aos estudantes a partir dos sete anos de idade. A leitura e jogo pode ser realizada em dupla ou com mais pessoas. Com leitura simples e ilustrações atrativas, o livro incentiva os jogadores a interpretarem personagens, criando narrativas e histórias. A tradução mais simples para a sigla em inglês RPG é “Jogo de Interpretações de Papéis”.

A primeira edição do livro do professor Raphael Lima foi lançada em dezembro de 2019, e a ideia da segunda edição surgiu nesse período de isolamento social. “Essa edição se torna especial porque o ilustrador Ricardo Gimenes, que mora na Suécia, baixou o livro para jogar com a sua filha nesse período de quarentena, e ele acabou se apaixonando pelo livro, e entrou em contato comigo, querendo me presentear com uma edição ilustrada por ele. Esse presente mostrou que o livro funciona muito bem, unindo pai e filha durante esta quarentena. Isso é muito bom. Esse feedback de pai e filha me deixou muito feliz.”

De acordo com o professor, a “grande sacada” do RPG é que ele não é um jogo que tem um vencedor ou dois. É um jogo coletivo, onde o grupo todo tem que se unir para vencer e desvendar um mistério. É um jogo que presa a atividade em grupo. Ou todos vencem ou ninguém vence, além de trabalhar o raciocínio lógico, a oralidade, leitura e escrita. “Nesse momento de isolamento, ele serve para aproximar pessoas. Grupos estão usando redes sociais também para jogarem online. Importante lembrar que o isolamento social tem mostrado bastante que é necessário a humanidade repensar sua forma de vida, o modelo que estamos vivendo não está atendendo. A pandemia veio nos mostrar que o ser humano tem que ser solidário”, pontua Lima.

O livro do professor Raphael Lima integra um coletivo de autores potiguares. A versão no momento está disponível apenas virtual e em breve o professor Raphael Lima vai lançar a obra na versão física (papel).