As medidas de apoio humanitário desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por meio da Guarda Municipal do Natal (GMN) estão sendo continuadas em diversas ações realizadas durante a pandemia do Covid-19. Entre elas, o cadastramento, conferência de dados e entregas de cestas de alimentos a famílias carentes da capital.

A mais recente ação coordenada pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtas) ocorreu nessa terça-feira (14), nos bairros do Planalto e Guarapes. Na ocasião, as guarnições da GMN atuaram orientando as filas de acordo com as medidas estabelecidas pelo Decreto Municipal que, entre outras coisas, combate situações de aglomeração de pessoas com o intuito de evitar o contágio e proliferação do coronavírus.

Os guardas municipais agiram em três frentes distintas, sendo a primeira com guarnições direcionadas a segurança dos servidores e famílias beneficiadas com a ação social. A segunda com disciplinamento da entrega das cestas alimentares, e por fim, na distribuição dos alimentos. “A Guarda Municipal tem essa missão importante de apoiar todas as secretarias municipais fazendo com que os benefícios cheguem à população com segurança. Essa relação com as famílias carentes é mais um reforço do elo de cidadania que a Guarda tem com Natal”, comentou o comandante da GMN, Alberfran Grilo.

Já o subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, lembrou que outra ação importante realizada pela Guarda, nesse caso em apoio as equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), é o disciplinamento das feiras livre da capital. “Nossas guarnições estão 24h nas ruas e esse serviço nas feiras é mais uma medida de proteção as pessoas, tantos as que frequentam as feiras livre como os feirantes, já que quando combatemos o contágio do Covid-19 estamos protegendo vidas humanas”, explicou.