A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), lançou nesta sexta-feira (11), mais um programa importante de incentivo à formação qualificada dos natalenses.  Intitulado Passe Qualifica Natal, o programa consiste em entregar cartões de passagens de ônibus aos jovens em situação de vulnerabilidade, cadastrados na rede socioassistencial do município e que estão matriculados regularmente nos cursos de qualificação profissional do Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo.

O programa é ofertado pela Semtas para a população de Natal, através de contrato celebrado com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal – Seturn. “Temos que trabalhar agora nas dificuldades trazidas com a pandemia como o aumento do desemprego e a fome. A Semtas chega para acolher os que estão com seus orçamentos comprometidos, como os desabrigados, os desempregados e os que precisam de novas profissões. A Semtas chega neste momento para bancar as passagens dessas pessoas para que consigam concluir seus cursos de qualificação profissional e sejam inseridas no mercado de trabalho”, ressaltou o prefeito Álvaro Dias.

Para o titular da Semtas, Adjuto Dias, a instituição do Passe Qualifica Natal vai diminuir a evasão dos alunos que têm dificuldades financeiras para o custeio das passagens até o local dos cursos. "O incentivo agora é evitar a evasão dos alunos, dos quais são mulheres vítimas de violência assistidas pelo Centro de Referência Elisabeth Nasser, jovens do Centro Pop e Albergue Municipal . O que estamos fazendo é muito mais do que imaginamos, estamos criando oportunidades para que esses jovens consigam se tornar os protagonistas de suas histórias", afirmou.

Com esse benefício, cada estudante da rede socioassistencial será contemplado com duas passagens diárias de ônibus. O cartão individual será recarregado semanalmente, durante todo o período do curso. Caso o aluno queira efetuar recargas com recursos próprios, para outras finalidades, não há impedimento. O cartão é de uso pessoal e intransferível. Os cursos estão sendo ofertados nas unidades do Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE), nos bairros do Alecrim e do Gramoré.

O Centro Municipal visa promover a criação de oportunidades de trabalho, emprego e renda, com ações de qualificação profissional em nível de formação inicial e continuada e inclusão digital no desenvolvimento humano para jovens, adultos e pessoas da terceira idade, ou aqueles que não conseguem inserção no mercado de trabalho.