Natal entrou na lista das cidades brasileiras que estão conseguindo implementar ações bem-sucedidas de reflorestamento urbano. O atual modelo de beneficiamento de árvores nativas para arborização das grandes avenidas, a recuperação do Horto Municipal e o investimento no projeto Planta Natal foram determinantes na escolha da cidade para sediar o 9º Encontro Nordestino de Arborização Urbana, em 2023. Natal concorreu com outras cidades e a confirmação da participação como anfitriã foi efetivada durante o 8º Encontro Nordestino de Arborização Urbana, que terminou nesta quarta-feira (4) em Garanhuns (PE). 

 

O convite foi feito ao prefeito Álvaro Dias pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), organização não governamental com 30 anos de existência no desenvolvimento e apoio às iniciativas técnicas, científicas e educacionais que promovam a arborização urbana no País. Por meio de vídeo, o gestor confirmou a participação de Natal no evento anual. “É com muita satisfação que recebo o convite porque ele confirma e coroa o trabalho desta gestão na luta por uma cidade mais verde e sustentável. Este ano lançamos a meta de plantar 20 mil árvores, mas sabemos que isso só é possível quando provemos a equipe de uma estrutura para que esse plantio aconteça de forma permanente, pois pensamos nas futuras gerações”, disse. 

 

A Prefeitura de Natal participou do Congresso através do Departamento de Paisagismo da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur). Convidada como palestrante, a arquiteta e urbanista Renata Larissa, representante no RN da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, abordou a experiência de Natal no manejo arbóreo das árvores nativas e cuidados com as árvores adultas, além da implantação do material de compostagem, fruto dos resíduos de podas da cidade, que tem obtido resultados satisfatórios na floração mais eficiente dos ipês, espécie que integra a lista de plantas nativas utilizadas. 

 

Segundo a arquiteta, os representantes da SBAU perceberam os potenciais de Natal e o trabalho sério quanto às questões ambientais. “Eles ficaram encantados com as ações que a cidade vem implementando e também com o plano de manejo que a gestão implementou em termos da Zona de Proteção Ambiental 1 (ZPA 1), que resguarda o aquífero da cidade”, disse a técnica. 


 

Para a secretária Executiva de Natal, Danielle Mafra, coordenadora do Planta Natal, a atual gestão está comprometida não só com as metas de plantio, mas em garantir a preservação desse projeto para além dos governos. “A gestão tem trazido entidades para se integrar e permitido a aplicação da legislação para garantir a manutenção das ações, com foco na cidade mais verde e sustentável”, disse Mafra. 

 

O evento em 2023 prevê uma programação de quatro dias com a participação presencial de profissionais, acadêmicos do ensino superior de diferentes cursos, empresários do setor e gestores públicos, terão a oportunidade de adquirir e de trocar conhecimentos nas mais diversas atuações dentro do campo de arborização urbana no estado do Rio Grande do Norte e dos demais estados brasileiros. Contará com palestras de especialistas em gestão de cidades, apresentação de projetos científicos e com mini cursos para capacitação de planejadores e gestores de árvores nos diferentes ambientes urbanos.