Neste mês de agosto, diferentes cursos gratuitos de qualificação profissional são oferecidos pela Prefeitura de Natal. As oportunidades são promovidas pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social. Ao todo, são 320 vagas distribuídas entre cursos técnicos e de empreendedorismo, deste número 235 vagas são destinadas para toda a população e 85 vagas distribuídas para a rede socioassistencial e secretaria da mulher (Semul).

As inscrições serão realizadas na próxima semana, na segunda-feira (08) e terça-feira (09). A titular da Semtas, Ana Valda Galvão, falou sobre as ações do município visando a qualificação profissional da população. “Nós estamos buscando qualificar a mão de obra, com o objetivo de facilitar a colocação de um número cada vez maior de pessoas no mundo do trabalho. Não há dúvida que estamos comprometidos com o ensino profissionalizante, capacitando os natalenses que buscam um diferencial na hora de procurar o tão sonhado emprego. Por isso, nosso olhar tem sido voltado também para a política do trabalho”, comentou.”, enfatiza.

Serão ofertados 14 tipos de qualificações, com início das formações a partir de 15 de agosto. Os cursos têm a duração que varia de 60 a 160 horas/aula, nos turnos da manhã e tarde, conforme a quantidade de módulos e os conteúdos abordados. Entre os cursos ofertados estão portugues para o mundo do trabalho, garçon/garçonete, auxiliar de cozinha, camareira, barbeiro, empreendedorismo, almoxarifado, maquiagem, design de sobrancelhas, estética facial e corporal, recepcionista, corte de cabelo e macramê.

As aulas acontecem no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE), equipamento da Prefeitura do Natal voltado para a formação profissional e geração de emprego de oportunidades de emprego e renda. A oferta de cursos muda a cada semestre, de acordo com as demandas do setor produtivo. Os alunos matriculados recebem o material didático e ao final do curso, um certificado de conclusão.

Inscrições

Para se inscrever o candidato deve ter no mínimo 15 anos, ensino fundamental I ou II incompletos e atender aos pré-requisitos específicos para cada curso. As inscrições serão feitas presencialmente no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo do Alecrim, localizado na Av. Pres. Bandeira, 765 - Alecrim e no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo da Zona Norte, localizado na rua Bariri, s/nº, Gramoré, entre os dias 08 e 09 de agosto das 8h30 às 16h30. Os interessados deverão apresentar a seguinte documentação: xerox e originais do RG, CPF, PIS, NIS, carteira de trabalho, comprovante de residência, comprovante de escolaridade.

160 vagas para Demanda Espontânea no CMTE – Alecrim

Matutino:

Português para o mundo do trabalho– 20
Garçon/Garçonete– 20
Camareira (o) – 20
Empreendedorismo – 20

Vespertino:

Almoxarifado – 20
Maquiagem– 10
Design de Sobrancelhas – 10
Recepcionista– 20
Corte de Cabelo – 10