Quinhentas e dez famílias, com histórias e origens diferentes, mas dificuldades em comum. Elas se reuniram nesta terça-feira (9), no CRAS - do bairro de Felipe Camarão, onde receberam cestas básicas doadas pela Prefeitura de Natal.

Afetadas pelas fortes chuvas que caíram na capital potiguar e já em dificuldades devido à pandemia e a crise econômica, as filas logo se formaram diante do CRAS. Todos foram recebidos por equipes da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - Semtas para verificação de cadastro.

O prefeito Álvaro Dias fez questão de comparecer para acompanhar os trabalhos de entrega e conversar com populares. “A cidade de Natal enfrentou um fenômeno meteorológico que afetou muito a população. As chuvas que caíram numa quantidade nunca vista antes atingiram muito a população e, apesar de todas as nossas dificuldades, não poderíamos deixar as pessoas desamparadas”, disse o prefeito.

A senhora Elisângela de Sousa, 32 anos, desempregada, estava no cadastro da Semtas e compareceu com a filha para receber sua cesta básica. “Para mim é um alívio muito grande. Agora vou poder complementar a comida em casa já que tenho outro filho e estou há quatro anos sem trabalho”, contou. Também desempregado, José Maria Martins, 47 anos, disse que as chuvas atingiram em cheio o bairro e que tudo ficou prejudicado. “Chegou numa boa hora essa ajuda aqui para Felipe Camarão”, falou.

Em busca de emprego, Joelma Martins vive também um drama pessoal. Com uma filha especial, ela luta para receber um benefício do governo federal que ainda não foi liberado. “Além da minha filha eu ainda moro com outras seis pessoas e hoje ela não tinha o que colocar no fogo, agradeço de coração”, comentou.

A dona de casa Daniela de Souza, 41 anos, alertou para a importância da inscrição nos cadastros da Semtas. “Eu fiz minha inscrição, fui muito bem atendida e vim pegar a cesta básica. Agradeço demais ao prefeito Álvaro Dias por essa ajuda à população do bairro. Se não fosse isso, na minha mesa, só Jesus sabe”, revelou.

“Continuamos realizando a entrega das cestas de alimentos às famílias afetadas pelas fortes chuvas no município. Desta vez, atendemos a população do bairro de Felipe Camarão, um dos bairros mais populosos de Natal.  A entrega foi direcionada para todas as pessoas que, de alguma forma,  se encontram em vulnerabilidade social ocasionada pelas  chuvas, seja aquele dono de mercadinho ou as famílias que perderam suas casas”, afirmou a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.

A entrega das cestas básicas conta com a parceria do Governo Federal, através do Ministério da Cidadania. O município decretou em julho estado de calamidade diante das fortes chuvas e recebeu 4.500 cestas básicas do Ministério, com o propósito de garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias.

Na última sexta-feira (5), foram entregues 306 cestas para famílias afetadas pelas chuvas da comunidade Beira Rio, no bairro de Igapó.  As ações de entrega estão sendo realizadas nas comunidades conforme levantamento da Defesa Civil e da equipe técnica do Serviço de Proteção em Calamidades Públicas e Emergenciais e pelo Serviço Especializado em Abordagem Social da Semtas.

As cestas de alimentos incluem 10kg de arroz, 3 kg de feijão, 2kg de leite em pó integral, 1 lata de óleo de soja, 1kg de farinha de mandioca, 1 kg de macarrão, 1kg de açúcar, 1kg de flocos de milho, 500g de sardinha e 1kg de sal.