As comemorações do mês do Folclore chegam à Vila de Ponta Negra neste sábado (27). A partir das 17h, nos espaços requalificados Beco das Cores e Praça do Cruzeiro, atrações de cultura popular se apresentam com entrada franca para o público. A programação é da Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte) e coletivos daquele território criativo.

Se apresentam a partir das 17h, a Orquestra Terra do Sol (que fará o circuito entre a Praça do Cruzeiro e o Beco das Cores) ao lado de grupos e folguedos populares. Participam também a Associação Cultural do Bom Pastor (Pastoril e Boi de Reis), além de grupos, coletivos e Folguedos Populares que farão parte das apresentações artísticas de palco e cortejo.

Às 17h30 tem Mariana com Contação de Histórias e show de Jamilly e a Caixinha de Música. A partir das 19h20 tem apresentação de folguedos populares com a Lapinha, Congos, Mestre Arraia e os Tubarões, Bambelô Cajueiro Abalou e Pastoril Estrela do Amanhã. Entre uma apresentação e outra acontecem intervenções artísticas com repente (Felipe Pereira), rappers e ainda dança de rua. Às 21h40 tem exibição de filme.

Durante a programação o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão, vai apresentar o Programa de Integração Cultural “Rotas, Circulação Artística”, que vai agrupar espaços como a Arena Esperança (Cidade da Esperança), Beco das Cores (Vila de Ponta Negra) e Jesiel Figueiredo (Zona Norte) através de Arte Urbana e outros segmentos da cultura.

Requalificação

A requalificação da Praça do Cruzeiro e do Beco das Cores foi ação conjunta das secretarias municipais de Cultura (Secult-Funcarte), Serviços Urbanos (Semsur), Limpeza (Urbana), Trabalho e Assistência Social (Semtas) e Turismo. “A ação em comemoração ao mês do Folclore começa a partir da mobilização do coletivo artístico que lá reside para impulsionar aquele território criativo. A requalificação da Praça do Cruzeiro e do Beco das Cores faz parte de uma ação da prefeitura que envolve também a requalificação de outros espaços artes e vai dialogar com Programas e Projetos em áreas como a Arena Esperança e o Jesiel Figueiredo”, explica o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.

A repaginação dos espaços faz parte da política pública de integração cultural, turística e da economia criativa mantendo suas características e ampliando ações em parceria do poder público com a iniciativa privada.