Com o intuito de sensibilizar as pessoas para a presença do verde e do meio ambiente na vida delas, será aberto amanhã (21), data das celebrações do Dia Mundial da Árvore, no Parque Ecológico de Capim Macio, às 16h, a 2ª edição do Seminário de Arborização Urbana e Meio Ambiente. O evento contará com oficinas abertas ao público em parceria com várias secretarias municipais, além do Instituto Federal de Educação (IFRN Natal), Projeto Reciclamar e a Loja Ferreira Costa.   

O Seminário de Arborização é uma ação do Planta Natal e será o momento de apresentar os resultados das atividades implementadas pela Prefeitura ao longo do ano, com destaque para o mutirão de plantio de mudas de árvores nativas durante os 100 dias do período chuvoso. O saldo do incansável trabalho é o plantio de 13.156 mudas na cidade no biênio 2021/2022: “A gente tinha pouco mais de quatro mil árvores e plantamos em 100 dias mais de oito mil mudas. Foi um trabalho muito difícil para a equipe toda. Neste segundo semestre, vamos fazer um trabalho de revisita às árvores”, disse a Secretária Executiva do Município, Danielle Mafra. 

“Queremos que as pessoas experenciem as oficinas oferecidas e botem a mão na massa. Nesta edição, estamos trazendo discussões mais simples para o alcance de todo mundo. Destaco, ainda, a educação ambiental nas escolas, que é o maior legado do Planta Natal para a cidade”, ilustrou. 

Segundo a gestora, durante o Seminário será realizada a assinatura do Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Natal e o IFRN para a execução do Projeto Ybirá, que consiste no mapeamento de árvores urbanas turísticas, exemplares que integram a paisagem há muitas décadas. “Este ano escolhemos realizar um evento mais participativo, com a presença da população e atividades de parceiros”, comentou.

Serão realizadas cinco oficinas práticas, quais sejam Hortas Caseiras, Produção de Bonsais, Artes e Reciclagem, Experiências Sensitivas com Árvores e Brinquedos Recicláveis: “Queremos que as pessoas entendam a importância da proteção das árvores nativas e ajudem a cuidar delas”. O grupo Ferreira Costa doou o material para as oficinas. Participam do evento as secretarias de Serviços Urbanos (Semsur), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e a Urbana. As inscrições podem ser feitas por meio deste link ou de forma presencial no dia do evento.