A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio da Coordenação de Saúde Mental, promove o Dia da Luta Antimanicomial, realizando atividades com o intuito de ressaltar a garantia dos direitos das pessoas em sofrimento mental no município. Lembrada anualmente no dia 18 de maio, a data tem a intenção de destacar a mudança na assistência, que antes era voltada para o modelo asilar, e a partir de 2001 têm o objetivo de garantir a abertura de serviços substitutivos com práticas mais humanizadas.

“O movimento da luta antimanicomial brasileira é um balizador daquilo que não queremos mais na nossa sociedade. A reforma psiquiátrica foi o marco para o exercício que a saúde pública brasileira vem fazendo há mais de 20 anos. Muitos foram os avanços, como a abertura de dispositivos de cuidado como ambulatório de saúde mental, os CAPS, centros de convivência, entre outros, mas foi no protagonismo do portador de transtornos mentais em participar, e opinar sobre seu tratamento, tendo como base a matriz do cuidado singular através do Projeto Terapêutico Singular (PTS), que aconteceu o grande reconhecimento de ser social”, explica Luís Fernando Pires, coordenador de Saúde Mental do município.

Luis ressalta ainda que as ações desenvolvidas durante a data têm a intenção de desestigmatizar os usuários dos serviços de saúde mental do município e promover uma interação maior com a sociedade para além do mês temático. “Tem sido um trabalho incansável, porque o movimento para deixarmos os manicômios no passado é coletivo. Acolher integralmente esses sujeitos nos territórios tem sido a grande missão do cuidado em liberdade psicossocial. Em Natal, esse exercício é um compromisso da nossa gestão municipal, um compromisso individual de cada servidor público e técnicos em saúde mental nos 12 dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial ( RAPS)”.

De 15 a 19 de maio acontece a Semana da Luta Antimanicomial, com programação desenvolvida em diversos locais da cidade. Confira as ações desta sexta-feira:

Sexta-feira, 19 de maio - Manifesto "Louco é o seu preconceito" - Local: Concentração Praça Sete de Setembro (Praça dos Três Poderes), R. da Conceição, S/N - Cidade Alta. A partir das 9h.

Confira alguns serviços especializados em saúde mental oferecidos em Natal:

Distrito Sanitário Sul

APTAD - Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Tabagismo, Alcoolismo e outras drogadições - Av. São Miguel dos Caribes, S/N, Pirangi.

Distrito Sanitário Leste

CAPS III 24H Leste - Centro de Atenção Psicossocial  III Leste - Rua Mipibu, Nº 404, Tirol.

CAPS III  24H “AD” Leste - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III Leste - Rua Pacífico de Medeiros, Nº 55, Barro Vermelho.

Distrito Sanitário Oeste

CAPS I Oeste - Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil - Av. Capitão-Mor Gouveia, S/N - Cidade da Esperança.

CAPS II Oeste - Centro de Atenção Psicossocial II Oeste - Av. Capitão-Mor Gouveia, S/N - Cidade da Esperança.

Centro de Convivência e Cultura - Av. Capitão-Mor Gouveia, S/N. Cidade da Esperança.

Distrito Sanitário Norte I e II

CAPS III AD Norte - Centro de Atenção Psicossocial  Álcool e Drogas II - Av. Rio Doce, S/N - Conjunto Santarém - Potengi.

Outros serviços:

Em casos de atedimento para crises de emergências psiquiátricas, o indicado é procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima do seu bairro.

UPA Sul - Avenida dos Xavantes, S/N, Satélite.

UPA Esperança - Avenida Paraíba, Nº 214, Cidade da Esperança.

UPA Pajuçara - Avenida Moema Tinoco da Cunha Lima, Nº 3393, Pajuçara.

UPA Potengi - Avenida Sr. do Bonfim, S/N, Potengi.