A Prefeitura de Natal realiza nesta quinta e sexta-feira a terceira edição dos Jogos da Pessoa Idosa. A abertura do evento esportivo, que envolve 379 participantes de instituições locais, foi realizada no Palácio dos Esportes - Djalma Maranhão, no bairro de Petrópolis.

A cerimônia oficial foi um mero “pretexto” para a reunião de uma grande turma de alegres atletas que competem nas modalidades Dança de Salão e Dominó. “Vim aqui para dançar e ser feliz. Estar com as amigas e poder participar me deixa muito animada. Melhora a minha vida”, comentou Maria Pereira, de Nova Natal. “É bom demais. Por mim tinha mais vezes. A gente vive momentos bem diferentes”, complementou Joana Dara, também atleta da dança. Elas mantêm a tradição de que não se deve perguntar a idade às mulheres e afirmam que estão “começando a viver”.

A dupla e o restante dos atletas fizeram parte do desfile e foram recepcionados pela primeira-dama de Natal, Amanda Dias. “Estou aqui em nome do prefeito Álvaro Dias, que tem muita atenção com o idoso. Como médico ele sabe a importância da prática do esporte na prevenção de doenças e tem a sensibilidade de estar sempre promovendo ações que melhoram a qualidade de vida das pessoas idosas da capital potiguar”, explicou.

A Secretária de Esportes da capital, Jódia Melo, ressaltou a sequência da competição que chega a edição de número 3. “Esses jogos representam apenas uma parte de toda a atenção que a Prefeitura de Natal tem com a pessoa idosa. Ficamos muito felizes com a presença de tantos atletas. Este ano triplicamos o número de participantes”, revelou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Eriko Jácome, a ex-vereadora Eleika Bezerra e as secretárias municipais Daniele Mafra e Maria José Medeiros participaram da festa de abertura que contou com desfile das bandeiras, acendimento da pira Olímpica (atleta Dinalva de Oliveira) e o juramento do atleta (Manoel Amador do Nascimento) para, na sequência, já dar início às disputas na dança.

A primeira edição dos jogos foi realizada em 2019 e em virtude da pandemia não houve continuidade. Em 2022, com o avanço da vacinação e o maior controle epidemiológico, a Prefeitura reuniu condições de retomar a iniciativa. Este ano as inscrições “explodiram”. “Ficamos surpresos com a busca por vagas. Eles estão muito motivados”, comentou Clovis Gomes, da secretaria de Esportes e Lazer.