Diante da necessidade crescente de eventos destinados às pessoas com deficiência e, especialmente, às invisíveis, tais quais o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros, será realizado o 1º Arraiá da Inclusão em Natal. O evento, realizado pela Prefeitura do Natal, Mandato Cidadão, Associação Brasileira de Apoio à Pessoa com Deficiência (Abaped) e HD Produções, acontecerá no próximo sábado, 29 de julho, das 15h às 20h, no Bosque das Mangueiras, na Av. Nascimento de Castro, s/n, bairro Lagoa Nova. 

Segundo explica o secretário de Cultura de Natal, o presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Secult/Funcarte), Dácio Galvão, o evento contará com apresentações musicais, respeitando os limites sonoros, show de talentos de crianças e adolescentes (com inscrições prévias no instagram @arraiadainclusaoemnatal e na hora do evento), praça de alimentação, artesanatos, sala de acolhimento para regulações em possíveis crises, sala de oficinas de pintura e brincadeiras, além de brinquedos infláveis. 

Foram disponibilizadas tendas gratuitamente (através de inscrição prévia) para comercialização de produtos e serviços. “O 1º Arraiá da Inclusão em Natal também chega para oportunizar às famílias PcD a obtenção de renda extra, uma vez que vários pais e/ou mães acabam abrindo mão de carreiras profissionais e ocupações convencionais que exigem trabalhos presenciais em razão da necessidade de acompanhar tratamentos de seus familiares com deficiências”, reforça Haylene Dantas, da HD Produções. 

“Vamos despertar atenção dos natalenses para o respeito e empatia às PcD, demonstrando que esse público também tem direito a entretenimento de qualidade. Apesar de focar em um evento que atenda às necessidades PcD, é aberto ao público em geral, provando que é possível haver ricas trocas de experiências, com respeito aos limites sensoriais e físicos de cada indivíduo”, enfatiza Andiara Freitas, da Abaped. 

“Já expressivo, mas ainda carente de atenção e prioridade pelo poder público e sociedade, esse público busca visibilidade e essa ação contribui na luta por direitos iguais para todos, com oferta de lazer e entretenimento, formatados para incluir crianças, adolescentes e jovens com deficiências diversas”, explica o vereador Dickson Júnior, que é pai de criança autista e vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, da Câmara Municipal de Natal.