A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social - Semtas, lançou o Projeto "Papo Semtas" na Faculdade Estácio Natal que foi palco de uma roda de conversa, trazendo à tona temas sobre mendicância e trabalho infantil, destacando sua natureza criminosa e exploratória. Mais de 220 estudantes dos cursos de direito e administração estiveram presentes nestes dois dias de atividade.

Para a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão,  a roda de conversa marca um momento significativo. “Hoje estamos aproximando a Semtas das Instituições de Ensino Superior de Natal. Este momento é de extrema importância para todos. Com o  "Papo Semtas", os alunos tiveram, ontem à noite e hoje pela manhã, a oportunidade de conhecer a Política de Assistência Social, expandindo suas perspectivas no cenário profissional. Além disso, esse conhecimento adquirido pode ser compartilhado, tornando cada aluno um agente multiplicador do saber",  afirmou com entusiasmo.

Este encontro inaugural marcou o início de uma série de apresentações interativas promovidas pela Semtas em instituições de ensino. O objetivo é criar um espaço de diálogo enriquecedor para futuros profissionais de diversas áreas. Entre os temas que serão abordados nas palestras estão os programas, projetos, benefícios e serviços oferecidos pela Secretaria, tudo com a finalidade de informar e capacitar os participantes.

Em sua fala, a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Layana Lima, conceituou o tema, explicando as consequências da mendicância e do trabalho infantil, mostrando os requisitos para ser um aprendiz, divulgando os canais de denúncia e se colocando a disposição para retirar dúvidas dos alunos, professores e coordenadores.

"Hoje descobrimos o que a Semtas faz pelos mais vulneráveis, que não é simplesmente retirar pessoas das ruas e sim tentar estratégias para incentivar aquelas pessoas a saírem dessa condição, além de ofertar seus serviços. Foi virada uma chave. Os alunos entenderam como o processo acontece e como mudar essa cultura. O "Papo Semtas" me levou a pensar e tenho certeza que levou os nossos alunos também a refletirem sobre várias questões que vivenciamos diariamente. Seremos multiplicadores das informações que recebemos ", declarou Gabriela Saldanha, coordenadora da área de negócios da Estácio Natal.

Para o aluno do 4º período de direito da Estácio, Francisco Costa, este projeto "Papo Semtas" é muito importante por trazer para as universidades um olhar do outro com a perspectiva de valorização da pessoa humana e dignidade.  "Saber que existe um trabalho do Poder Público que busca dotar pessoas vulneráveis de dignidade é realmente enaltecedor. Para mim, esse momento aqui teve uma importância fundamental, porque defini que vou trabalhar, pesquisar e investigar o tema da exploração do trabalho infantil no meu TCC e, com isso, espero poder contribuir com o trabalho que a Semtas faz nessa busca de dignificar a pessoa humana", prometeu.

O que é o Papo Semtas

O projeto "Papo Semtas" surge como uma iniciativa inovadora para fomentar diálogos construtivos e conscientização acerca de questões sociais. Foi desenvolvido de forma a estabelecer parcerias com as universidades, com ações de caráter socioeducativo, formativo e informativo acerca dos serviços prestados pela Secretaria, e ter por contrapartida a possibilidade das universidades contribuírem com o Plano Municipal de Educação Permanente.

As faculdades Maurício de Nassau-Uninassau, Estácio Natal, FACEX, bem como as Universidades Paulista - UNIP, UFRN, UNI-RN, Cruzeiro do Sul,  UNOPAR e o Instituto Federal do RN - IFRN já aderiram ao Papo Semtas.