Nesta segunda-feira (21), a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e a Guarda Municipal do Natal, por meio da Patrulha Maria da Penha, integrou a operação "Shamar", uma ação conjunta entre as forças de segurança do estado que visa enfrentar a violência contra as mulheres, especialmente a violência doméstica e o feminicídio.

No âmbito das ações ostensivas, de vigilância, de conscientização, de educação e de prevenção, participam da iniciativa, entidades como a Polícia Militar, a Polícia Civil, incluindo as delegacias distritais e as Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (DEAM), além do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e as Guardas Municipais. O cumprimento de mandados de prisão também faz parte das atividades.

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, esteve presente ao lançamento da operação Shamar que aconteceu nesta manhã no Centro Administrativo da capital e ressaltou a importância do esforço conjunto no combate à violência contra as mulheres: “Uma operação grande, em nível nacional, importantíssima, onde as forças de segurança estão todas integradas no combate à violência familiar, à violência doméstica contra as mulheres. É importante dizer que a violência contra a mulher não acontece só no mês de agosto, ela acontece durante todos os dias do ano e é importante que as forças de segurança estejam unidas nesse combate, o ano inteiro”, disse.

O Subcomandante de Segurança da Guarda Municipal de Natal (GMN), Carlos Alberto Cruz, representou o Comandante da GMN, Rozivam Valle, no evento. As atividades da operação são supervisionadas e acompanhadas em conjunto pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (SESED) e pela Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH).

Operação Shamar

A Operação Shamar (palavra em hebraico que significa cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar) é uma ação nacional que ocorre no mês da conscientização pela defesa da mulher, o Agosto Lilás, e é desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em todo o país, a coordenação é da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e conta com o apoio do Ministério das Mulheres e do Colégio de Coordenadores das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar dos Tribunais de Justiça Estaduais.

O investimento do MJSP na operação é de mais de R$ 2 milhões, sendo o recurso direcionado às Secretarias Estaduais de Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal, para o pagamento de diárias de policiais militares e civis, visando o reforço de efetivo para a execução das ações policiais no âmbito da operação – que incluem ações preventivas, educativas, ostensivas e repressivas no enfrentamento da violência doméstica. As diárias incluem o deslocamento das equipes a cidades onde não há delegacia especializada, para que seja promovida a divulgação de informação sobre canais de denúncia e leis de proteção à mulher vítima de violência.