A Escola Municipal Irmã Arcângela, situada no bairro Igapó, participou com o Projeto Gibiteca, da 12ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLIQ), que aconteceu de 4 a 8 de outubro no Parque das Dunas. O Projeto Gibiteca ocupou o espaço de artes e recreação infantil no início da Feira, com os estudantes interpretando os personagens da Turma da Mônica, do desenhista Mauricio de Sousa e realizando a leitura dos gibis para o público visitante.

A professora Maria Conceição Gomes Lourenço da Paz explicou sobre a Gibiteca. "É um projeto de incentivo à leitura, onde utilizamos o gibi como ferramenta eficaz para incentivar a criança para o mundo literário. Desenvolvemos o trabalho de leitura usando revistas em quadrinhos e rodas de leitura, oficinas de desenho e pintura. Participam do projeto 14 estudantes como voluntários, onde uma vez por semana eles se dedicam na roda de leitura, utilizando o gibi", ressaltou a coordenadora do Projeto Gibiteca.

Segundo a professora da Rede Municipal, o Projeto Gibiteca já participa da FLIQ há sete anos. "A nossa participação é muito gratificante. É um momento rico, porque os monitores dos personagens, eles se sentem valorizados, pois estão contribuindo com uma ação importante de leitura, que a sociedade precisa", comentou Maria Conceição da Paz.

Interpretando a personagem Magali, a estudante Talita Jamile Pereira da Silva, de 14 anos, do 7º ano da E. M. Irmã Arcângela, contou que adora ler gibis e desenvolver o projeto com as crianças. "Eu sou muito feliz em fazer parte desse projeto, por meio dele aprendemos diversas lições da vida, como por exemplo, que a amizade realmente importa. Aprendi a fazer trabalhos voluntários, e trabalhar com crianças e livros, além de gostar bastante da turma da Mônica", finalizou a estudante.

O projeto da Gibiteca tem o objetivo de estimular a leitura usando gibis como recursos pedagógicos e as atividades consistem em rodas de leitura, visando a construção de competências e habilidades que possibilitem a interação e a proximidade com o universo da leitura. São trabalhados valores como compromisso, responsabilidade, união, solidariedade, zelo e amor.